Agricultura familiar avança no Assentamento Novo Alegrete

O primeiro dia do mês de junho ficou marcado no Assentamento Novo Alegrete, onde em visita técnica ao local, servidores da Secretaria de Agricultura e Pecuária tiveram o prazer de presenciar a montagem de estufas na propriedade do senhor Luís Alberto, produtor que já participa de projetos fomentados pelo município, a exemplo do projeto de proteção de nascentes. No verão cultivou 0,5 ha de melancia, abóbora e pepino, e neste ano mesmo com a dificuldade hídrica conseguiu também se destacar na produção de melão irrigado na área que hoje está confeccionando as estufas para iniciar a produção de hortaliças.

A construção de um túnel de 8 x 11,2 m servirá para o cultivo de alface, rúcula, couve e tempero verde, no intuito de, o mais breve possível, conseguir trazer produtos para comercialização no Espaço do Feirante. Está previsto também a construção de mais um túnel alto e alguns outros túneis baixos, a fim de ampliar a produção conforme a demanda de produtos. A ideia do produtor aliada a orientação dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária é produzir além das hortaliças, também repolho, rabanete e beterraba.

Os Assentamentos Novo Alegrete e Unidos pela Terra, localizados no interior do município, próximo ao Passo Novo, recebem acompanhamento técnico dos servidores Heldo, Wilson, Adil e Adão na horticultura e que também se dispõem a orientar demandas em projetos futuros dentro das propriedades, além dos que já estão em andamento.

Estes produtores já almejam uma diversificação com suínos, aves, peixes, bovinos, milho, mandioca e melancia, o que para a agricultura familiar é um grande passo, e que vem ao encontro do que é proposto pela equipe SAP, que sempre incentivou a lucratividade das pequenas áreas, tornando o agricultor familiar um empreendedor rural.