Com apoio da Defensoria Pública, campanha Máscara Roxa busca adesão em Alegrete

A campanha Máscara Roxa, que visa a incentivar mulheres vítimas de agressão a denunciarem os casos, terá a divulgação expandida para várias regiões do estado.

Em Alegrete, a Defensora Pública, Amanda da Gama, está buscando interessados em participar da campanha. Serão realizadas reuniões online pelo aplicativo zoom, organizadas pelo Comitê Gaúcho ElePorElas, com duração média de 1h15min.

O horário de início dos eventos online será sempre às 10h30 com a participação de representantes de municípios sedes de cada região, além de membros das Instituições que apoiam a iniciativa.

A Defensoria Pública do Estado é representada pela dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM, defensora pública Liseane Hartman.

As vítimas podem denunciar as agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Os profissionais nas farmácias conveniadas já receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.

As farmácias interessadas em aderir a campanha Máscara Roxa, devem ligar para o telefone 3421-2521, das 13h às 18h.

Júlio Cesar Santos                            Fonte e Arte:  ASCOM DPE/RS