Covid-19: mesmo com bandeira laranja, risco de contágio em Alegrete ainda é alto

A cidade de Alegrete começou a semana com mais três casos positivos de Covid-19. Já são 82 casos positivos no município, com 1.052 testes realizados, com 964 pessoas com resultados negativos.

Com 50% dos casos curados, a cidade já registrou seis óbitos, 34 casos da doença ainda estão ativo, sendo que quatro pacientes estão hospitalizados, e os demais em isolamento domiciliar. Seis pessoas aguardam resultado do exame.

Um número crescente no boletim epidemiológico são os casos de pessoas com sintomas gripais. Na segunda-feira (6), até às 17h, eram 171 pessoas.

Na bandeira laranja já por duas semanas, o município tem apresentados números crescentes a cada divulgação de boletins. A prefeitura está fazendo uma série de fiscalizações, mas aglomerações, festas e movimento nas ruas não desacelera.

Numa avaliação atual sobre o risco do contágio, o prefeito Márcio Fonseca do Amaral considerou o momento como alto. “Com certeza, até pela distribuição dos casos positivos pelos bairros da cidade, podemos afirmar que não há como estar seguro de contágio em qualquer lugar que se vá”, avaliou Amaral.

O prefeito foi enfático e disse que mais do que nunca se torna imprescindível os cuidados preventivos recomendados, como sair à rua somente por extrema necessidade, o uso de EPI’s e distanciamento controlado pela população. “Caso contrário não há dúvida que iremos para a bandeira vermelha em seguida”.

O último fim de semana foi mais um de puro descumprimento das ordens quanto ao distanciamento controlado. Na Praça dos Patinhos foi registrado movimento no sábado e domingo. Também com bastante fluxo de pessoas, a pista de evento foi mais uma vez uma área flagrada com aglomeração.

Até um jantar em clube precisou da intervenção da Brigada Militar. A cada final de semana são diversos relatos de casos que driblam a fiscalização em meio ao pedido das autoridades de que a população fique em casa, só saia para o necessário.

A bandeira laranja da Região 03, que Alegrete está inserida, conta com nove hospitais. Em consulta na página da Covid.saúde, criada pelo Governo gaúcho no início desta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos em UTI adulto era de 72,4%, ou seja dos 76 leitos da região 55 estão ocupados. Dos 163 leitos para Covid, 22 estavam em uso.

A região 03 dispõe de 76 respiradores em UTI Adulto, 28 pacientes estão com uso de respirador.

O município de Alegrete conta com 18 leitos de UTI Adulto e hoje 12 pacientes estão internados, a taxa de ocupação é de 66,7%.

Dos 18 leitos da Covid-19, quatro estão ocupados. Na UTI Adulto, são 18 respiradores e cinco estão ocupados, com taxa de uso de 27,8%, segundo dados na página oficial da Secretaria de Saúde do RS.

A secretária de saúde de Alegrete Bianca Cazarotto, alerta que o risco de contágio é alto na cidade. “Chegamos num período considerado crítico, é preciso ainda mais cuidado de todos”, atesta a profissional.

Com frio e chuva, a tendência é de menos movimento nas ruas. Apenas sair se necessário, é o que recomendam as autoridades de Alegrete.

A Fiscalização Integrada recebe denúncias através do número 99158 9743. O que não está permitido conforme o Decreto Municipal 320/2020 que estabelece:

Art. 11. Fica proibida a permanência de pessoas em locais públicos, tais como praças, parques, calçadão e assemelhados, admitindo-se apenas as movimentações de natureza transitória.

Quanto aos eventos abordados, os mesmos se enquadra no Art. 13. Fica proibido todo e qualquer evento artístico, cultural, esportivo e de lazer realizado em local fechado ou aberto, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração e modalidade.

Júlio Cesar Santos