Luciano Cristian: conheça o estilo do atleta “Quarentinha” do futebol amador alegretense

O alegretense Luciano Cristian Souza, trabalha profissionalmente como operador de áudio. Apaixonado por futebol, joga no futebol amador de Alegrete.

 

Filho do casal José Vanir (Zeca) e Jovelina Souza, é morador do Bairro Vila Nova. Nascido em 1º de janeiro de 1977, é um exemplo de perseverança no tradicional futebol amador da cidade.

O veloz atacante atua na categoria sênior especial. Desde 2012, revela que foi influenciado por jogadores como Dino Moreira, Vandinho, e o Chico, atletas do Clube Independente da Tibga (CIT).

Luciano conta que num certo dia passando pelo Calçadão encontrou o amigo Tiago Japur, que fez um convite para jogar na Associação Atlética Vila Nova (AAVN). Topou na hora e o primeiro amistoso no clube novo foi em 2016. Jogando pelo rubronegro marcou o 1º gol logo na final contra o rival Sindicato em pleno estádio Farroupilha. O jogo foi 2 a 2, e o Vila acabou derrotado nas penalidades.

“Foi um aprendizado. Sabia que tinha que me preparar melhor. Comecei a trocar cerveja e finais de semana por corridas. Mudanças no corpo e na mente”, resignou-se.

Luciano diz que depende muita da velocidade, a disputa para sair dos laterais e zagueiros é sempre tarefa difícil, por isso precisa treinar muito.

O atacante conta que foi bom se dedicar ao futebol. Diz que fazer esporte abriu uma nova janela para ele. “Para quem gosta de mudanças é ótimo. “A gente tem momentos bons e ruins na vida. Achei o momento certo de mudar”, revela Luciano.

O atacante topou bater um papo com a reportagem. Campeão em 2017 com o Vila Nova de forma invicta na categoria sênior especial. Luciano comemora ainda hoje o feito liderado pelo treinador Rodrigo Gasolina.

Em 2018 foi campeão invicto com o Tinga no Torneio Palmeiras, do treinador Carlos Romeiro. Neste mesmo ano, foi homenageado com o Mérito Esportivo, e alcançou a artilharia da LAF, jogando pelo Vila Nova. No ano passado foi goleador na Liga atuando pelo Sindicato.

Atualmente Luciano pertence ao Fluminense, do treinadores Vagner Moreira e Luiz Fernando. “Um agradecimento especial ao Jesus Antunes e ao Edson Lima (Pelé), “Eles sempre estão  passando o conhecimento, treinamentos e orientações  para os futuros e jovens atletas e inclusive eu ouço muito eles. Também a LAF e o desportista Aparício Ringues, que sem medir esforços eles deixam o futebol de Alegrete sempre no topo em todas categorias”, destacou.

Confira a entrevista:

Portal: Lembra da última vez que pisou no gramado para disputar uma partida ?

Sim. Foi no dia 14 março, jogo suado no campo do Honório Lemes. Empatamos em 1 a 1. Fluminense 1 x 1 Ser Ceva.

Portal: De lá para cá, como tem sido tua rotina na área esportiva ?

Hoje estou treinando (circuitos), no campo do Vila, onde não tem aglomeração de pessoas . Gravo aulas no You tube para preparação no futebol e funcionais. Vou me virando. Isso já se tornou um vício, me sinto muito bem praticando exercícios.

Portal: Tu és um jogador amador que se cuida muito na saúde, no condicionamento. Em campo quando que sente a diferença em relação aquele que não está bem preparado ?

Sim. Você tem se cuidar fisicamente, são jogos duros. Quero sempre jogo para ganhar. A diferença você sente nas jogadas rápidas e explosão em velocidade. Faz toda diferença em campo. A recuperação do fôlego é constante isso é resultado dos treinamentos. O objetivo é estar bem fisicamente, sem lesões para jogos, e melhoria no raciocínio.

Portal: Como é jogar futebol amador em Alegrete ?

Estou pelo 4° ano jogando no amador. Com feras como Sandro Breia, Dênio, Luiz Fernando (Fumaça), Loivo , Marcio Toledo (Manico), Marino, Tita, Amaral e muitos outros bons atletas que joguei junto. Adversários com nível técnico alto. São tantos nomes, que fica impossível eu citar aqui. Todo mundo se conhece, tem rivalidades dentro de campo, depois fora tudo volta ao normal.

Portal: Nunca sonhou ser jogador de futebol profissional ?

Claro. Já passou pela cabeça jogar profissionalmente. Tinha 24 anos e estava no Exército. Recebi incentivo de colegas. Tentei mas a idade já estava alta para conseguir alguma chance assim sem ter outro clube grande no currículo. Faltou um padrinho e um contato quente (risos).

Portal: E essa parada aí no futebol. Sugere alguma ideia para o retorno dos jogos. Como tua avalia o momento ?

Um momento que nunca passamos. Temos de ter o máximo de cuidado. Cuidar um do outro. Acredito que entre agosto ou setembro aos poucos vamos retornar ao futebol na cidade. Embora com algumas restrições.

Portal: Tu te caracterizas por ser um atacante veloz. De onde vem todo esse pique ?

Veloz é uma palavra engraçada. Penso ter velocidade em chegar a algum lugar por que a bola está lá. Fazia muito atletismo pelo 6° RCB e representando a 2º Bda C Mec em Olimpíadas nos 100m, 200m, 400m e revezamentos. Tinha muitos treinamentos, sempre foquei aonde eu queria chegar.

Portal: A LAF organiza um dos maiores campeonato de futebol amador do RS. O que falta melhorar em Alegrete ?

Sim. A LAF faz um esforço enorme para manter os jogos e dar conta com a verba que recebe. Acho que atualmente já deveríamos ter campos melhores, vestiários, banheiro para o público. Ajuda ao clubes, como fardamento, bolas. Falta mais apoio dos políticos.

Portal: Além do futebol, qual tua profissão ?

Hoje trabalho na Rádio Minuano FM , na função de Operador de Áudio, completei 6 anos na profissão.

Portal: Se tive que mandar um mensagem para os atletas que estão sem jogar há 60 dias. Qual seria ?

Diria que tudo isso que estamos passando, vai passar. Em breve estaremos praticando o esporte que mais gostamos e aproveitando. Dar o máximo de atenção para nossa família e quem poder treinar e ficar em atividade, faça. Porque corpo e mente agradecem . Esporte é Lazer e diversão.

Júlio Cesar Santos                                              Fotos: acervo pessoal