Matheus Suñe: mais um talentoso músico gaúcho nascido no Alegrete

Compartilhe
  • 632
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    632
    Shares

Natural da 3ª Capital Farroupilha, o cantor e compositor Matheus Suñe é um dos novos artistas da música popular brasileira.

Suas influências musicais são ligadas à MPB, Pop, Reggae e o Samba. Aos 25 anos, Matheus apresenta sua voz, e já desponta como um dos novos talentos gaúchos. Suas músicas e seus trabalhos autorais, já mostram a identidade do cantor alegretense. Seus dois primeiros primeiros singles, Amor temporal e Lembro de você, já passam de mais de 100 mil plays nas plataformas digitais.

Em meio à agenda corrida já finalizando seu primeiro EP, Suñe atendeu a chamada do Portal Alegrete Tudo. Confira os principais trechos da entrevista:

 

Portal: Como tu avalias o período que morou em Alegrete ?

Foi um período de muito aprendizado e de muitas experiências. O palco é uma das maiores escolas da vida e sou muito grato pela oportunidade que tive de conviver e aprender muito com os músicos que trabalhei por aí.

Portal: E a vida na Capital. Alcançastes teus objetivos já ?

A vida em Porto Alegre é muito diferente. Quando se vem do interior, existe um período de inserção no mercado novo, então demanda tempo, determinação e continuidade  para que seu trabalho seja reconhecido por novas pessoas. Vim com o objetivo de uma vida nova, buscar conhecimento e procurar evoluir, não só na música, mas em todos os sentidos da vida. Meu objetivo é dar o meu melhor, aprender mais a cada dia, então sigo sempre buscando.

Portal: Tu estás com duas músicas autorais. Algum projeto em andamento ?

Amor Temporal e Lembro de Você foram os dois primeiros singles, com parcerias de outros artistas.

No próximo mês, no dia 7, lanço um novo som, autoral, que é Um Só, composição minha com a produção do Zord Studio – Canoas. E o projeto do primeiro Ep, com 5 músicas autorais até dezembro, é a meta para esse segundo semestre.

Portal: Tens apresentado muitos covers. Interpretações belíssimas. Qual a tua preferida ?

Sou fã da música popular brasileira, gosto de fazer as minhas versões de grandes sucessos atemporais. É difícil escolher uma só, gosto de várias. Tendo que escolher uma, dessas que já gravei, fico com Flor de Lis – Djavan.

Portal: Estamos atravessando um momento crítico. No meio musical o cenário é incerto. Como está tua rotina em meio à pandemia do coronavírus ?

Vivemos um período muito difícil, onde temos que ser muito conscientes e pensar no próximo. Nós, músicos, somos cientes de que seremos os últimos a voltar com nossas atividades, então minha rotina consiste em pensar música 24h por dia. Procuro manter os meus hábitos de estudos (canto e violão) e leituras. Produzir no tempo ocioso, talvez seja o maior desafio dessa quarentena, mas venho trabalhando a paciência e disciplina para tirar o melhor proveito desse tempo.

Portal: Qual a música que não pode faltar na live do Matheus Suñe ?

Procuro transmitir as mensagens de cada letra, então uma música que sempre gosto de tocar é Eu vim de lá – Ivone de Lara e Caetano Veloso, associo com a minha origem, de onde venho e onde quero chegar. Com muita humildade e persistência sempre.

Portal: Atualmente qual a tua ligação com Alegrete ?

Já foi maior. Tenho minha família e muitos amigos em Alegrete. Antes da pandemia, costumava ir um final de semana ao mês para tocar, espero que em breve volte a fazer esse trecho, levando meu trabalho até aqueles que desde o início me acompanham.

Portal: Qual a mensagem do músico alegretense para os conterrâneos ?

A mensagem é o que digo com frequência para os meus amigos. Sempre acreditar, não ter medo do novo, buscar o conhecimento, conhecer novos ares e nunca esquecer nossos princípios. Em Alegrete existem muitos artistas talentosos e penso que arte deve ser cada vez mais valorizada na cidade, não só como entretenimento, e sim como uma ferramenta importante na elevação da cultura local.

Júlio Cesar Santos                                      Fotos: acervo pessoal


Compartilhe
  • 632
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    632
    Shares