Morre, Alice Maria, professora e carnavalesca

Morreu na tarde de ontem (8), a professora Alice Maria Goulart de Morais, aos 70 anos. Ela era companheira do atual presidente do Bloco Funil, Leo Vasconcellos. A educadora e carnavalesca sempre acompanhou, Leo nas festividades, tornando-se a coordenadora cultural do Bloco, onde dedicava-se o ano inteiro a promover diversas atividades, sempre no intuito de manter a turma unida e não deixar “ a peteca cair”.

Motivadora, observadora e entusiasta, sempre com o espírito de coordenação aparelhava o Bloco com todas as idéias possíveis para que tudo saísse da melhor forma possível.

No último mês ela teve um problema de úlcera no esôfago e foi hospitalizada em Alegrete, depois transferida para Santa Maria. Durante o período que ficou no hospital Santa Casa de Caridade, lamentavelmente, Alice foi mais uma das pessoas que viraram estatísticas, neste período de pandemia relacionada ao novo coronavírus. Ela acabou se contaminando com o vírus e não resistiu às complicações. A professora foi a primeira alegretense a morrer em decorrência da Covid-19. O corpo foi transladado para Alegrete e sepultado na tarde de ontem, no Cemitério Municipal de Alegrete.

O Bloco Funil

O Bloco do Funil foi criado no dia 09 de fevereiro de 1969, por um grupo de jovens carnavalescos oriundos das Bandas Marciais de Alegrete. A sua formação original era composta de 12 “guris” entusiastas das festas de Momo, sendo que aos poucos, nesse mesmo ano, vários outros componentes foram se agrupando. Por diversos anos, o Bloco foi composto somente por homens, sendo que as mulheres eram somente espectadoras e parceiras das festas.

Tradicionalmente o Bloco do Funil animava a abertura dos bailes de pré carnaval e carnaval do Clube Caixeiral de Alegrete, mas, aos poucos, seus integrantes levavam a folia aos demais clubes sociais da cidade.

Somente no final da década dos anos 1990 que as mulheres dos componentes do Bloco tiveram vez na formação, pois na maioria, eram esposas ou namoradas dos funileiros.

O primeiro presidente do Bloco, foi o carnavalesco José Airam Vasconcelos e, como segundo e atual, Leo Vasconcellos que, com a sua companheira a professora Alice Maria, desde 2002, juntos, continuaram trazendo alegria aos alegretenses.

O Bloco do Funil, durante todos os 51 de fundação jamais deixou de se apresentar nas noites carnavalescas da cidade, sendo que, no ano passado o cinquentanário foi bem comemorado em diversos pontos, tanto em locais públicos abertos, como Clubes Sociais, Confrarias e, especialmente, nas Casas Lar dos Idosos onde a folia foi muito bem recebida.

Os integrantes lamentam muito a morte da professora. Nas redes sociais diversas homenagens foram realizadas.