12º BE é destaque na Operação Arandu, entre os Exércitos do Brasil e Argentina

Entre os dias 15 e 18 de novembro, militares do 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld) participaram da Operação Arandu.

Militares argentinos ingressaram no Brasil pela fronteira oeste do RS, entre Paso de los Libres e Uruguaiana, para participar da Operação Arandu, Exercício Militar Combinado entre os Exércitos do Brasil e da Argentina.

O exercício combinado envolvendo o Exército Brasileiro e o Exército Argentino, aconteceu no Campo de Instrução Barão de São Borja, localizado na cidade de Rosário do Sul.

A atividade teve como um dos objetivo, preparar o terreno para a Operação. O Batalhão do município de Alegrete, executou o serviço de manutenção da rede mínima de estradas com Equipamentos e Viaturas de Engenharia.

Muitas vezes os super-heróis são pessoas comuns

Além disso, o Batalhão apoiou as tropas na transposição de curso d´água, realizando o lançamento da Portada Pesada IRB (Improved Ribbon Bridge). A portada foi operada junto a militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), que também utiliza a referida equipagem como material de dotação.

Para fazer droga chegar ao Presídio os métodos foram reinventados

A atividade foi acompanhada por diversas autoridades das nações envolvidas, incluindo o Comandante do Exército Brasileiro, Gen Ex Edson Leal Pujol.

A Operação Arandu, foi desenvolvida de 14 a 20 de novembro. Um Exercício Militar Combinado entre os Exércitos do Brasil e da Argentina. Os dois Exércitos foram ao campo para executar o que vem sendo planejado desde 2017, nas Operações Hermandad, Yaguareté e Saci/Duende.

O momento atual da pandemia não deixa outra opção: recuamos ou o sofrimento na fila de atendimento será dramático

Os militares brasileiros e argentinos estiveram integrados, com a realização de treinamentos e emprego de viaturas blindadas, operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais, realizando ações de aproveitamento do êxito e junção, em um quadro tático de combate convencional.

Entre as atividades de destaque, a transposição de curso d’água, garantindo a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros.

Júlio Cesar Santos                                             Fotos e Fonte: Seção de Com. Social 12ºBE