20º Festmirim reúne cerca de 4 mil pessoas em Santa Maria

Campeões da competição, devem ser conhecidos até as 22h deste domingo

festmirim
Até o fim da noite deste domingo, devem ser divulgados os campeões da 20ª edição do Festival Tradicionalista Mirim (Festmirim). Há 20 anos, o maior festival do estado na categoria, tem como sede o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. Nesta edição, o evento reuniu cerca de 4 mil pessoas desde a sexta-feira, quando iniciaram as atividades.
Nos três dias de evento, participaram da competição crianças e adolescentes até 13 anos nas modalidades de danças tradicionais, chula, declamação feminina e masculina, intérprete vocal feminino e masculino, gaita tecla, gaita ponto, violão e dança de salão.
Uma das grandes atrações do evento foi a competição entre as 46 invernadas artísticas participantes, que foram divididas em dois grupos: Força A, composta por 38 invernadas experientes, e a Força B, com oito grupos iniciantes. No sábado, ocorreram as fases classificatórias e, neste domingo, será realizada a etapa final, da qual participam os melhores 20 grupos.
Santa Maria está representada na final pelas invernadas mirim do CPF Piá do Sul e pelo Departamento de Arte e Cultura Tradicionalista (DACT) Alma Gaúcha.
De acordo com patrão do CPF Piá do Sul, Valmir Böhmer, é uma grande responsabilidade ter como sede permanente um evento estadual de tamanha importância:
_  Além do compromisso de preservação e resgate das tradições, temos crianças em palco e sabemos que elas são o futuro artístico e cultural do Rio Grande do Sul. É daqui que sairão os futuros patrões de CTG e as futuras primeiras prendas do estado.
De acordo com Böhmer, o resultado do 20º Festmirirm deve ser divulgado até às 22h deste domingo. Conforme orientação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), não haverá premiação em dinheiro. Os primeiros 10 colocados na modalidade Danças Tradicionais Força A receberão uma ajuda de custo de R$ 500. Serão agraciados com troféus, os primeiros cinco colocados na categoria danças tradicionais, os três primeiros grupos que apresentarem melhores coreografias de entrada e saída e os três primeiros colocados nas modalidades individuais.
 
Fonte: Diário de Santa Maria