Após um mês de debates nos bairros, chegou a vez da cidade discutir o sistema como um todo. O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde promovem nos dias 10 e 11 de julho a 8ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek. A Conferência terá como tema “Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
Com quatro eixos temáticos, sendo eles o direito à saúde e atenção de qualidade, participação social e reformas democráticas e populares do estado, valorização do trabalho e educação em saúde e financiamento do SUS e relação público-privado, a conferência dará continuidade aos debates que ocorreram nas Pré-Conferências Municipais de Saúde, realizadas de 15 a 29 de junho de 2015, realizada em 13 áreas, na cidade e no campo.
Para a secretária de Saúde Maria do Horto Salbego, a participação da comunidade na Conferência é indispensável. “A conferência é um espaço de participação social para avaliação, discussão e reivindicações para uma saúde pública de qualidade, assegurando, assim, as diretrizes do Sistema Único de Saúde”, afirma.
Confira abaixo a programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde e participe:
Sexta-feira (10/07)
18 horas – Credenciamento
18h30min – Abertura Oficial
19 horas – Plenária para discussão e aprovação do regimento da 8ª Conferência Municipal da Saúde do Alegrete
20 horas – Palestra: “Direito à saúde – participação social: atenção e gestão de qualidade”. Palestrantes: Sandra Fagundes e Gonçalino da Fonseca. Debatedor: Luiz Carlos Bolzan.
Sábado (11/07)
8 horas – Credenciamento
8h30min – Palestra: “Financiamento do SUS e relação público-privado”. Palestrante: Gonçalino da Fonseca. Debatedor: Sérgio Soares.
9h30min – Palestra: “Valorização do trabalho e da educação em saúde”. Palestrantes: Márcio Belloc e Károl Veiga. Debatedora: Judete Ferrari
10h30min – Grupos de trabalho
12h30min – Almoço
14 horas – Apresentação dos grupos de trabalho
16 horas – Coffee break
16h30min – Plenária para eleição de delegados
17 horas – Encerramento