A 29 dias da Copa, área do Beira-Rio já tem 2,1 mil veículos cadastrados

Retirada das credenciais de quem fez o registro começa nesta segunda (19).
Sete vias próximas ao estádio terão circulação restrita em dias de Copa.

beira_rio

Avenida Padre Cacique terá restrição no tráfego durante Mundial (Foto: Rafaella Fraga/G1)

A 29 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo no Beira-Rio, mais de 2,1 veículos já se  cadastraram no site criado pela Prefeitura de Porto Alegre para permitir a circulação no entorno do estádio, que sofrerá bloqueios durante o Mundial. Moradores, comerciantes e funcionários de empresas dos bairros Menino Deus e Santa Tereza têm de registrar as placas para poder acessar as vias da região. A capital receberá cinco partidas entre os dias 15 e 30 de junho.
(Desde quinta-feira (15), o G1 RS faz uma contagem regressiva da preparação de Porto Alegre para receber os cinco jogos da Copa do Mundo. De estruturas temporárias, passando pelas obras do entorno, as condições do Beira-Rio, o trânsito, a preparação nas áreas de turismo, serviço e infraestrutura serão tema de reportagens, com acompanhamento diário. 
A retirada das credenciais da campanha Vizinho da Copa começa nesta segunda-feira (19), na Secretaria Municipal de Segurança. O cadastro e a entrega dos passes vão até o dia 10 de junho.
“É um número significativo, está nos surpreendendo. Até o final, acredito que teremos quase 3 mil carros cadastrados. Sendo que deste número, 75% do total é de pessoas físicas. O restante é de empresas. O processo é fácil de ser feito”, aponta o secretário-adjunto da pasta, João Helbio.

Família cadastro EPTC copa do mundo porto alegre beira-rio (Foto: Paula Menezes/G1)Família faz cadastro para poder circular em área
próxima ao Beira-Rio (Foto: Paula Menezes/G1)

Um dos moradores que já estão com o veículo registrado é o analista de sistemas Glênio Pereira, de 53 anos. Em sua casa, localizada na Rua Monroe, no Morro Santa Tereza, dois carros foram cadastrados pela família. A partir do momento em que souberam da campanha, entraram no site para deixar a situação regularizada.
“Foi simples, vamos buscar a credencial na segunda-feira. Acho que é importante essa ação. Se o trânsito continuasse normal, ia ser uma confusão durante a Copa”, disse ao G1Glênio.
“Entramos na internet e não estava constando na lista o nosso prédio. Aí entramos em contato com a EPTC e deu tudo certo. Já está resolvido. Se é necessário fazer, tudo bem. Acredito que não vai causar nenhum incômodo”, completou o estudante Renato Pereira, de 20 anos, filho de Glênio.

Datas e horários dos bloqueios das vias
JogoRestrição
15/6 – França x HondurasDas 10h às 20h
18/6 – Austrália x HolandaDas 7h às 17h
22/6 – Coreia do Sul x ArgéliaDas 10h às 20h
25/6 – Nigéria x ArgentinaDas 7h às 17h
30/6 – Oitavas-de-finalDas 11h às 21h

Para fazer o cadastro, é necessário informar a placa do veículo e o número do CPF ou CNPJ e retirar um cartão de acesso na Secretaria Municipal de Segurança, apresentando documento de identidade com foto e comprovante de residência. A retirada das credenciais será realizada a partir desta segunda-feira (19). Somente com elas será possível ingressar no perímetro.
Com a intenção de intensificar os registros, uma campanha é realizada também nas ruas da região. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança em conjunto com a EPTC, inclui abordagens a residências e comércio, onde são entregues panfletos com orientações para moradores e trabalhadores.
“Estamos batendo de casa em casa, deixando panfletos na caixa de correspondência, para explicar exatamente o que vai acontecer e os horários. Essa campanha visa proteger quem mora ou trabalha na região. É para que as pessoas possam acessar suas casas ou seu trabalho sem ter problemas durante a Copa”, destaca Helbio.

Cadastro beira-rio copa do mundo  (Foto: Paula Menezes/G1)
Família mora em rua em frente ao Beira-Rio (Foto: Paula Menezes/G1)

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que cerca de 3 mil pessoas morem nas áreas atingidas pela medida. Cada CPF ou CNPJ pode cadastrar até 50 veículos.
Fonte: G1