Diagnosticado desde 2010 com uma condição renal de origem genética e hereditária, ele enfrenta sérias complicações de saúde. A doença deixou apenas 10% de um rim funcional e 80% do outro. Em 2023, foram quatro internações e oito procedimentos médicos.
Recentemente, a obstrução total dos rins exigiu a realização de mais um procedimento essencial. Com o apoio de doações, Fagner conseguiu superar mais essa etapa. Atualmente, ele utiliza um cateter que será retirado em janeiro, e aproveitou para agradecer a todos que contribuíram, independentemente do valor.
Entre os que ajudaram, Fagner destacou o curso de Licenciatura em Matemática do IFFar, que organizou uma rifa, e os esforços solidários de Leandro Leal, Lauro Neto, e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Deficiência (AFAD). Ele também mencionou Ivaldo, da Pop Informática, e o portal Alegrete Tudo.
Fagner é casado com Sheila Paiva e pai de três filhos. A filha mais velha, de 18 anos, tem autismo e TDAH, enquanto o caçula também é diagnosticado com autismo. Além disso, ele cuida da mãe, de 80 anos, que é acamada. Como servidor público, ele enfrenta dificuldades financeiras agravadas pelo salário reduzido durante períodos de licença médica.
“Cheguei a optar entre comprar remédios ou alimentos para minha família. O IPE não cobre mais os custos de anestesia, o que impedia a realização do procedimento que eu precisava. Graças à solidariedade, conseguimos arrecadar os R$ 4 mil necessários. Minha gratidão é eterna”, disse Fagner.
A história de Fagner não é apenas sobre superação, mas também sobre como a solidariedade de uma comunidade pode transformar vidas. Ele deixa um recado inspirador: “Cada gesto de apoio mostra que juntos podemos enfrentar os desafios mais difíceis. Minha família e eu somos eternamente gratos por cada contribuição. Que essas ações solidárias continuem a fazer a diferença na vida de quem precisa.”