Iniciou no sábado (27), em Alegrete, a 39º Encontro de Futebol Infantil Panamericano, considerado um dos maiores evento sub-14 das Américas.
Com a presença de autoridades municipais e estaduais, a cerimônia de abertura foi emocionante e prestigiada pelo Presidente do Grêmio Romildo Bolzan e a Marli Ribeiro, mãe do eterno ídolo colorado Fernandão. O fogo simbólico carregado pelos alunos da APAE deu início a uma competição que já faz parte da comunidade.
Alegrete dá mostras para o mundo. Depois de se reerguer de uma enchente que castigou a cidade em janeiro deste ano, agora sedia mais uma edição do encontro com novamente o rio Ibirapuitã acima dos seus oito metros. O estádio que ficou submerso nas cheias do rio, recebeu um mutirão de equipes de servidores da prefeitura. Durante 25 dias, o trabalho foi intenso e na ultima semana as chuvas castigaram o gramado que recebeu cuidados especiais horas antes da abertura.
A bola rolou pouco depois das 15 h, horário atípico que levou um bom público ao Farroupilha, numa tarde fria costumeira nessa época do ano na Fronteira Oeste. O tricolor gaúcho entrou em campo diante do Paraná Clube. De boa movimentação em campo, o Grêmio foi cirúrgico, fez um gol aos 6 minutos do primeiro tempo e outro aos 7′ da etapa final. Canigia e Rafael Buss marcaram na vitória gremista por 2 a 0.
No segundo jogo da rodada o Inter não tomou conhecimento do CAIAB, Goleada colorada por 4 a 0, onde o Inter apresentou uma equipe forte e não teve trabalho contra os hermanos do Independiente. Marquinhos, João Victor e Prado duas vezes, fizeram os gols para o Inter.
O atual campeão atropelou. Em sua estreia o Palmeiras fez 12 a 0 em cima do Clube Missiones. O Verdão inicia sua campanha já mostrando um bom conjunto, e se credencia como um dos favoritos ao título de 2019.
O anfitrião Flamengo amargou uma derrota jogando contra o Azuriz. Final 3 a 0, para o clube-empresa de Marmeleiro do Paraná. Fechando a rodada, o Juventude duelou com a Chapecoense. Vitória do Ju por 3 a 0.
A rodada deste domingo (28), prevê dois clássicos regionais. Os ingressos custam cinco na geral, dez no setor de arquibancadas e R$ 15 no pavilhão.
15 h – Athletico x Coritiba
16 h 20 min – Grêmio x Inter
17 h 40 min – Missiones x CAIAB
19 – Paraná x Palmeiras
20 h 20 min – Flamengo x Chapecoense
Júlio Cesar Santos Fotos: Pedro Mello