O esquema envolve solicitações falsas para a instalação ou atualização de um “Módulo de Segurança”, supostamente necessário para proteger as contas dos correntistas. No entanto, ao realizar o procedimento sugerido, os clientes acabam permitindo que os golpistas acessem seus dispositivos de forma remota, comprometendo suas contas bancárias.
As abordagens fraudulentas não se limitam a ligações telefônicas. Mensagens de WhatsApp, utilizando números semelhantes ou idênticos aos da Caixa Econômica Federal de Alegrete, também têm sido enviadas aos correntistas. Nessas mensagens, os golpistas orientam as vítimas a seguirem algumas instruções permitindo que os golpistas acessem as contas bancárias.
Cerimônia de despedida a motorista de aplicativo comove colegas, amigos e familiares
Diante dessas ocorrências, a própria Caixa Econômica Federal emitiu um alerta para que os clientes ignorem qualquer solicitação de instalação de módulos de segurança ou de acesso remoto feita por telefone ou mensagens. O banco reforça que seus funcionários não ligam para os clientes com o objetivo de implementar acessos ou validar informações sensíveis.
Casos de prejuízos financeiros já foram registrados em Alegrete, com clientes relatando perdas consideráveis. A recomendação é que qualquer cliente que receba esse tipo de contato procure imediatamente a agência bancária para obter mais informações e garantir a segurança da conta.