Ação Social reforça a equipe para alimentar e abrigar população de rua

Há mais de 20 dias um trabalho ostensivo vem sendo realizado através das Secretarias de Saúde (Sistema de Saúde Mental) e de Promoção e Desenvolvimento Social com apoio da Secretaria de Educação. A ação integrada é para garantir o acolhimento de pessoas em situação de risco social. O abrigo temporário fica no ginásio da escola Eurípedes Brasil Milano.

Mesmo assim, muitas vezes às pessoas se deparam com indivíduos na rua. Alguns dormindo na Estação Ferroviária ou em Praças. O acompanhamento das Secretarias é constante e, em caso de denúncia, uma equipe vai ao local para identificar a pessoa e ofertar o auxílio necessário. Nestes casos, há uma dificuldade em atendimento pela própria recusa do indivíduo.

Em contato com a Secretária Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, ela descreveu que muitas pessoas que estão em situação de rua não aceitam regras, esta é a grande dificuldade de convívio e de auxílio. “Para ficar no abrigo, as pessoas recebem café da manhã, cama, coberta e tem como realizar a higiene, porém, há alguns que não aceitam os horários e algumas regras que são necessárias para um bom convívio. Por esse motivo preferem dormir na rua, pois ali estão livres para o consumo de drogas. A equipe está dando todo suporte necessário nesse aspecto com encaminhamento para o CAPS, mas não são todos que aceitam. Este é um dos motivos que ficam nas ruas, mesmo com famílias e casas para residirem.” – explicou.

No local, são servidas quatro refeições diárias que estão sendo preparadas pela Cozinha Comunitária. A comunidade está ajudando com doações de roupas, lençóis, travesseiros, cobertas e também o apoio dos voluntários da Aufamisma (Associação de Usuários, Familiares e Militantes da Saúde Mental de Alegrete) e Grupo Anjos da Noite.