Ainda falta mais colaboração das pessoas em relação à coleta seletiva de lixo

O descarte de resíduos sólidos é uma questão bem importante ao Meio Ambiente, no sentido de ajudar a preservar a natureza de qualquer cidade. Desde setembro de 2019, a Prefeitura de Alegrete iniciou a colocação de 150 contêineres em pontos da cidade para coleta seletiva e separação de resíduos sólidos e orgânicos.

A Secretária de Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi, diz que passado pouco mais de um ano desse trabalho eles continuam solicitando a colaboração da comunidade. – É  necessário que seja feita o descarte correto em cada contêiner sendo que o azul é para o lixo reciclável ( papel, latas, vidros) e os contêiner cor marrom para lixo orgânico.

A coleta seletiva é realizada três vezes por semana, quando passa o caminhão recolhendo os resíduos, explica. O lixo reciclável é entregue às Cooperativas de catadores que fazem a separação para depois vender esses produtos. Em Alegrete tem a Cocarsal e a Cooperativa Tiaraju que realizam esse trabalho.

Separar o lixo seco do orgânico (o que apodrece ) é fundamental para ajudar a preservar o meio ambiente, bem como, ajudar os que trabalham como catadores e têm nessa atividade o seu meio de renda e sustento de suas famílias .

Vera Soares Pedroso