Alegrete e região devem permanecer na bandeira laranja

Hoje ocorre a 17ª atualização do Distanciamento Controlado. A coleta de dados pelo governo foi feita na quinta-feira (27) e a divulgação preliminar das bandeiras ocorre nesta sexta-feira (28). Com isso, os municípios terão 48 horas – até às 18h de domingo – para apresentarem eventuais recursos.

Na tarde de ontem, o Rio Grande do Sul ultrapassou 3,2 mil mortes por coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o território gaúcho chegou na marca de 3.275  óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia e totaliza 118.315 casos confirmados da doença em 98% do Estado – 486 das 497 cidades.

A R3 que equivale a nove municípios, incluindo Alegrete. Conforme boletim no final da tarde de ontem, dia em que são enviados os dados para avaliação do Comitê de Crise e o Governo do Estado, para estabelecer a cor da bandeira, a situação era de 75,6% de taxa de ocupação dos leitos das UTIs adulto. Dos 163 leitos, fora Covid-19, a taxa de ocupação estava em 19%, já o uso dos respiradores na região dos 78 leitos, 29 estavam ocupados o que correspondia a 37,2%.

Já os número de casos da Covid-19 em Alegrete, conforme Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde era de 471 casos confirmados, com 347 recuperados, 111 ativos (106 em isolamento domiciliar, 5 hospitalizados) e 13 óbitos.

 

A taxa de ocupação dos leitos fora Covid-19 estava em 44,4% e quatro leitos ocupados com respiradores o que representava 22,2%.

Embora tenho ocorrido uma diminuição no casos positivos, o auxílio da população sempre é o grande diferencial para que o Município possa manter a bandeira laranja. O distanciamento social e as medidas de higiene são indispensáveis,assim como, cada um deve fazer a sua parte.

Desde o último sábado, depois de quatro dias na bandeira vermelha, o município está na bandeira laranja e, pelo que os dados indicam deverá permanecer.