Alegrete não recebeu lote vencido da AstraZeneca, diz 10ªCRS

Milhares de brasileiros receberam doses vencidas da vacina AstraZeneca, conforme mostra reportagem da Folha de São Paulo. De acordo com informações do próprio Ministério da Saúde, muitos lotes que foram enviados para cidades brasileiras.

Diante da notícia de que várias cidades brasileiras receberam vacinas vencidas, a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde fez o levantamento de todos os lotes que chegaram em Alegrete da astraZeneca.

Heilli Temp, Coordenadora Regional de Saúde, informa diz que o Município não recebeu nenhum lote vencido e os imunizantes foram utilizados dentro do prazo de validade.

Muitas pessoas, aqui no Município que receberam essa vacina estavam preocupadas quanto a validade.

Dentre as vacinas vencidas estão as dos lotes:

4120Z001 (29 de março)

4120Z004 (13 de abril)

4120Z005 (14 de abril)

CTMAV501 (30 de abril)

CTMAV505 (31 de maio)

CTMAV506 (31 de maio)

CTMAV520 (31 de maio)

CTMAV4120Z025 (4 de junho).

Mas afinal, o que acontece se você tomar uma vacina vencida? “Quando a vacina é aplicada fora do prazo de validade, é considerado um erro programático e a dose deve ser repetida”, explica Juarez Cunha*, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A preocupação, conforme explica o especialista, é que a pessoa fique desprotegida. “Não é esperado nenhum outro tipo de reação além das relatadas para os tipos específicos de vacina. A dica é ficar de olho na validade, não só para os imunizantes, mas com qualquer outro produto consumido, como alimentos e remédios.”

 

Vera Soares Pedroso

Com informações UOL

Fotos Alex Lopes

 

 

 

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários