No mês de maio, a cidade mais gaúcha do RS realizou sua primeira contagem de ciclistas, e nesta quarta-feira (17), já realiza sua segunda contagem.
Em 12h de duração, a 1ª contagem registrou na ponte Borges de Medeiros 1.621 ciclistas, dos quais 817 no sentido centro e 801 no sentido Unipampa. Os horários de pico aconteceram das 7h às 8h, com fluxo de 202 bicicletas, e das 18h às 19h, com 243 ciclistas passando pelo ponto.
A atividade será realizada pela ONG Transporte Ativo que nasceu da necessidade de promover cidades mais humanas, através do uso de meios de transportes limpos. Há 11 anos a Transporte Ativo realiza diversas ações em prol da mobilidade com o uso de bicicletas em várias capitais do País. Desde 2008, a alegretense Gabriela Binatti desenvolve trabalhos de contagem de ciclistas em viagens de bike.
Nesta quarta, o ponto escolhido para contagem será a Praça do Bebedouro, na cidade Alta. A Associação Transporte Ativo, Grupo Charlas Urbanas, com o apoio do Grupo Trilha Aventura e voluntários,vão se revezar, durante as 12 horas desta quarta, para participarem da 2ª contagem de ciclistas de Alegrete.
O objetivo dos levantamentos feitos pela ONG é fornecer informações para projetos e melhorias futuros em toda a cidade. Gabriela Sobrosa do Grupo Charlas Urbanas conta que é preciso valorizar a sociedade, propiciar a inclusão das bicicletas no trânsito.
A Contagem vai revelar o número de ciclistas na região do bebedouro, e visa conhecer e entender o fluxo de pessoas em viagem de bike, fornecendo dados atualizados aos órgãos responsáveis, para que sejam desenvolvidas políticas públicas eficazes.