Alegrete recebe workshop do Caminho do Pampa para impulsionar turismo e preservação ambiental

No último dia 12 de março de 2025, foi realizado em Alegrete um workshop do Projeto Caminho do Pampa, promovido pelo Instituto Pró-Pampa, que obteve recursos do GEF Terrestre para o desenvolvimento da trilha no bioma Pampa.

A atividade contou com o apoio da Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) e da Associação Caminho do Pampa (ACAPAMPA).

Estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Agricultura, do Conselho Municipal de Turismo de Alegrete (COMTUR), da Associação de Produtores do 28, da Fundação de Proteção Ambiental (FEPAM), do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Prefeitura de Rosário do Sul.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Ao longo de 2025, o Instituto Pró-Pampa, através da equipe do projeto Caminho do Pampa – Implementação, Sustentabilidade e Valorização de Saberes, seguirá trabalhando no desenvolvimento da trilha de longo curso, situada na Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (APA Ibirapuitã). O objetivo é fomentar o turismo como alternativa de geração de renda e promover a conscientização sobre a preservação ambiental.

“O Caminho do Pampa representa uma grande oportunidade para fortalecer o turismo sustentável em nossa região, aliando desenvolvimento econômico e conservação ambiental”, destacou Leonardo Cera, Diretor de Turismo do município.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O Projeto Caminho do Pampa é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do projeto “Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre)”, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) atua como agência implementadora, enquanto o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é responsável pela execução.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários