Alegrete sedia Seminário Regional sobre Polícia Comunitária

 
 
PoliciaComunitaria-Alegrete
Neste dia 12 de dezembro, Alegrete será sede de um Seminário Regional sobre o Programa Estadual de Policiamento Comunitário. O evento discutirá a estruturação e os resultados obtidos pelo programa, que foi implantado no Estado em 2011, e contará com a presença do coordenador do projeto, coronel Júlio Marobin, e do secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, entre outras autoridades locais ligadas à área da segurança e da comunidade.
Conforme o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que articulou a realização do seminário junto à Secretaria da Segurança, o objetivo da atividade é apresentar de forma aprofundada o impacto do projeto na melhoria da segurança das comunidades. “Tive a oportunidade de colaborar, junto com a Prefeitura e com outras lideranças locais, para a implantação da Polícia Comunitária em Alegrete. Acredito muito no potencial do programa para redução gradativa dos índices de criminalidade e violência”,salientou o deputado.
Para o vereador Zé Paulo (PT), cujo mandato atua junto na organização do seminário, o evento vai reforçar o conhecimento sobre programa. “Será uma oportunidade para as autoridades da região e a população receberem mais informações sobre a Polícia Comunitária, que hoje constitui-se em uma política de estado de resultados muito positivos”, enfatizou.
O seminário será realizado no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal de Alegrete, a partir das 10h desta sexta-feira (12).
Programa – O Programa Estadual de Policiamento Comunitário teve início em novembro de 2011. O projeto-piloto foi desenvolvido em Caxias do Sul e o primeiro município a receber o projeto foi Passo Fundo. Conforme a Secretaria Estadual da Segurança Pública, 24 municípios gaúchos – todos com mais de 50 mil habitantes – já aderiram ao programa. Até o final do ano, 146 núcleos de policiamento comunitário serão implantados no Rio Grande do Sul, que contarão com uma equipe de 562 policiais.