Alegrete sediou Fórum Gaúcho de combate aos impactos do uso de agrotóxicos

Alegrete através do Cerest-Oeste, promoveu dia 26, no Centro Cultural, o Fórum Gaúcho de Combate aos impactos do uso de agrotóxicos com a presença de engenheiros agrônomos, produtores rurais e empresários do setor aéreo agrícola.

Representantes do Ministério Público Federal, e membros do Conselho Estadual de Saúde e Ministério da Saúde e Paula Quilião e a Prof. Dra Iara Bastisti representaram o CEREST Oeste e a 10ª CRS, respectivamente. Gabriela Segabinazzi , secretária de Meio Ambiente da Saúde Bianca Cassaroto e Vereadora Maria do Horto representando à Câmara de Vereadores.

Esse é um assunto que traz opiniões divididas dos que defendem o uso de agrotóxicos como forma de garantir a produtividade, porém com controle técnico. Se diminuir a produtividade por hectare, terá de haver a utilização de áreas maiores para tentar compensar a produção de alimentos, colocou 

Mas há os que são ferrenho contra o uso de agrotóxicos, como produtos que afetam o meio ambiente e a qualidade dos alimentos e que geram de diversas doenças, como o câncer. Estes defenderam um maior controle no uso destes produtos, assim como menos vantagens às industrias que produzem agrotóxicos, colocou Rodrigo Valdez que coordena o Fórum.

Ainda é visível embalagens desses produtos jogados em campos de Alegrete, sendo um perigo potencial a intoxicação de animais e cursos de água.

O Procurador da República e Coordenador do Fórum, Rodrigo Valdez de Oliveira, disse que esta foi a 13 audiências pública realizada no RS e se tem muito a avançar sobre este assunto e sair deste embate dos que são a favor ou contra. -Temos que avançar porque ao mesmo tempo que precisamos garantir produtividade temos que pensar na saúde das pessoas e por isso realizamos o Fórum para ouvir as pessoas, ponderou.

A Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal  agem no combate ao contrabando de agrotóxicos do Uruguai e Paraguai, que entram pelas nossas fronteiras, produtos esses a preços mais baratos.

Vera Soares Pedroso