Durante os dias 5 e 6, aconteceu o Seminário Integrador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Salão Maria Amorim do Instituto de Educação Oswaldo Aranha. Em sua segunda edição, o seminário é uma promoção da Prefeitura do Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC).
Com programação diversificada, o seminário teve um momento cultural com o Ballet Danielle Pinheiro, palestra e relatos de boas práticas pedagógicas empreendidas nas redes municipal e estadual de ensino. Para a diretora de educação da SMEC e coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na rede municipal de ensino, Graciela Bevilaqua, o destaque das formações para os 58 educadores da rede municipal, foi a alfabetização em matemática. “Nas nossas formações o numeramento teve destaque, para que a alfabetização em matemática seja lúdica, constituindo-se em algo prazeroso e integrado ao cotidiano dos educandos”, explica.
O secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, ressaltou a importância de encontros como esse, em que é possível a troca de experiências entre educadores e educadoras a fim de construir um processo de alfabetização humanizador. “O grande desafio da escola está para além do ensino integral. O desafio está em fazer com que a educação integre as potencialidades humanas”, afirma.
PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, ter o domínio das correspondências grafofônicas, fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Buscando alcançar a alfabetização na idade certa, as ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas, além de gestão, mobilização e controle social.