Alegrete terá quatro caminhadas cívicas e um desfile militar na Semana da Pátria

Uma reunião coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizada na tarde desta sexta-feira, no salão azul do Centro Administrativo Municipal, definiu a programação da Semana da Pátria em Alegrete. O prefeito Márcio Amaral participou do encontro, dirigindo a palavra na abertura, realçando a importância da participação nos festejos em homenagem à Pátria e o esforço da Secretaria de Educação na aglutinação das escolas e entidades que estarão participando das caminhadas cívicas. Este ano, serão realizadas quatro caminhadas cívicas e mais o tradicional desfile militar. Tudo ficou acertado com a presença de diretores de escolas da rede pública municipal e estadual, das escolas particulares, entidades, UABA, entre outras mais a presença do Conselho Tutelar, Guarda Municipal e Brigada Militar.

A programação começa efetivamente no dia 21 de agosto, com a chegada do Fogo Simbólico trazido pela Liga de Defesa Nacional. No dia primeiro de setembro, às 8h, ocorrerá a abertura da Semana da Pátria, no monumento do Expedicionário, com a solenidade de praxe. À tarde, a partir das 13h30min, a caminhada cívica a cargo dos Polos Educacionais e entidades. No dia 6 de setembro, será a caminhada cívica na vila de Passo Novo, a partir das 14h. No dia 7 de setembro, às 9h, desfile militar. Às 10h30min, a caminhada cívica das EMEIs. Às 14h, a apresentação das Escolas de educação básica da rede municipal e estaduais e escolas particulares.

A secretária Marcia Dornelles transmitiu orientações aos participantes da reunião quanto aos temas deste ano, em nível nacional, a Bandeira do Brasil; estadual, o Parque Osório e em nível municipal, o Hino de Alegrete. Os históricos deverão ser de no máximo uma lauda e meia e devem estar na Secretaria de Educação até às 17h do dia 29 de agosto; a ordem de apresentação será de acordo com a entrega dos históricos, mas na caminhada das escolas de educação básica, as Escolas Oswaldo Aranha e Francisco Carlos, que comemoram 90 anos de fundação, estarão entre as primeiras.

Temas como transporte de alunos, bandas, cronograma das caminhadas, mapa de localização foram amplamente esclarecidos na reunião. Após o desfile, ficou definido que o ponto de embarque das representações escolares que se deslocam de ônibus, será na rua Gaspar Martins. Foi dada a orientação de que as crianças tenham um crachá ou mesmo um número de telefone para facilitar a identificação. O uniforme está liberado, sem a obrigatoriedade, embora facilite em termos de segurança para a escola.

DPCom PMA

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *