
Como todo bom advogado, os trabalhos são incessantes e a correria é diária. Para o Dr. Jader a carga de trabalho triplica.

Entre viagens e uma agenda lotada, a reportagem conseguiu bater um papo com o alegretense que pratica esportes todos os dias. Jader faz musculação, jiu-jitsu e também é triatleta.

Criador de cavalos crioulos na Cabanha Dom Bráulio na cidade de Viamão, ele é casado com a Dra. Priscila Palmeiro, Juíza de Direito. Pai do João Pedro, do Lucas e do Bernardo.
Na fazenda com seus cavalos crioulos A família do alegretense
O alegretense que estudou no Colégio Divino Coração e no IEEOA, deixou sua terra natal em busca de profissionalização no ano de 1987.
Sobre sua cidade natal, ele fala com carinho, dos amigos, família e resume dizendo que nasceu no Alegrete, se criou no meio da carqueja e da macega. Para estudar se soltou no mundo, conheceu a cidade grande, atravessou o oceano e percebeu que o mundo é mesmo um monte de terra e água em torno do Alegrete.
Alegretense retorna ao Brasil e trabalha em inteligência epidemiológica na região
Fundador do escritório Jader Marques Advocacia Penal Empresarial, em 1996, o alegretense é professor de Direito Penal e de Direito Processual Penal em diversas universidades e cursos preparatórios. Atualmente, ministra aulas de Direito Penal na Escola de Criminalistas, fundada em 2016 com o pai Bráulio Marques para o ensino da prática da advocacia criminal artesanal.
Conhecido por enfrentar grandes desafios na área jurídica e também pela firmeza com que sustenta suas convicções, sempre de maneira clara e contundente para a imprensa nacional.

Jader carrega no currículo centenas de atuações, entre os casos mais rumorosos, foi sua atuação no caso do Goleiro Bruno do Flamengo no Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, na defesa do proprietário da Boate Kiss de Santa Maria. Marques ganhou espaço e visibilidade no mercado de palestras em menos de dois anos de atuação, graças à sua espontaneidade diante do público e também por sua experiência como advogado criminalista que atua em situações realmente adversas, sob muita pressão e tendo que equilibrar razão e emoção na tomada de importantíssimas decisões.
Talentoso, fotógrafo alegretense mostra sua arte “Para além do imaginário”

O advogado criminalista abre espaço para o palestrante, assim como para o escritor e comentarista. Sua abordagem envolve temas relacionados ao comportamento humano diante das adversidades da vida, especialmente em situações de tomada de decisões no âmbito pessoal e profissional na busca pela tão almejada felicidade.
O alegretense filho do Dr. Dorval Bráulio Marques(in memoriam) e da Professora Luiza Maria Machado da Silveira, é Fundador da Escola de Criminalistas, Ex-Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Rio Grande do Sul – ABRACRIM-RS e integra o Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA e o Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais – ITEC.
Oncologista alegretense é referência no Hospital Sírio-Libanês
Atualmente está cursando a faculdade de filosofia, o alegretense faz pós-graduação Novas Tecnologias em Educação com MBA em Neurociências na PUC/RS.

Entre muitos trabalhos em 2021, Jader é advogado de um dos réus da boate Kiss, difícil não relacionar o episódio que teve repercussão mundial. O advogado alegretense diz que a expectativa quanto ao júri é no sentido de que esse julgamento possa trazer paz para todos os envolvidos, porque já são quase nove anos de sofrimento para quem vive, todos os dias, o martírio daquele dia 27 de janeiro.
Prédios históricos e tombado pelo patrimônio resistem ao tempo em Alegrete
“Um dia eu vou ser um grande advogado criminalista, daqueles respeitados por sua história de decência, de estudos, de dedicação ao cliente e ao que é justo. Um dia eu vou ser comparado ao meu pai e minha mãe, pessoas de enorme valor. Um dia eu vou ser reconhecido como aquele que chegou aonde queria na profissão, mas se manteve humilde, altivo e ciente das próprias limitações e imensa ignorância. Nesse dia, quando eu for um idoso de cabelos brancos, com a melhor consciência da minha finitude, da minha pequeneza, da minha insignificância, serei ainda mais agradecido a quem me deu a mão na caminhada e tornou tudo possível”, Jader é assim, assíduo nas redes sociais, brincalhão como pai de família em volta dos amigos e profissional comprometido em suas atividades.

Por toda trajetória, o alegretense possui um prestígio no meio jurídico e é reconhecido nacionalmente por sua destacada atuação, exercendo com dedicação e ética as atribuições que lhe são delegadas.
Fotos: acervo pessoal