O músico alegretense Filipi Coelho venceu a modalidade intérprete masculino. Ele foi o único a conquistar três troféus de Melhor Intérprete ao longo do ano. No 37º Carijo da Canção Gaúcha; 8º Acordes do Pampa em Canção e na 46ª Califórnia da Canção Nativa.
“Sendo assim, podemos afirmar que o agraciado com o Troféu Ronda dos Festivais 2024, na modalidade Melhor Intérprete Masculino é o cantor Filipi Coelho”, anunciou Reis em seu blog.
Na estrada, o músico atendeu a reportagem do PAT. Falou da indicação com alegria e satisfação do tempo dedicado à música. “Um baita reconhecimento do trabalho. Muito bacana mesmo. Baixar a cabeça e seguir em frente”, resumiu o alegretense.
Leia mais: Uso de ar condicionado e ventilador no verão de Alegrete aumenta em mais de 50% a conta de energia
Restrita no princípio, à divulgação em jornais e emissoras de rádio, a iniciativa denominada inicialmente de Destaques dos Festivais, ganhou mais relevância, a partir de 2016, com a realização de eventos destinados à entrega formal de troféus aos vencedores e vencedoras das modalidades previstas. Naquele ano e no seguinte, 2017, as atividades foram realizadas em Porto Alegre. Em 2018, a confraternização aconteceu em Santo Antônio da Patrulha. Em 2019, o evento foi realizado em Osório. Em decorrência da pandemia, nos anos de 2020, 2021 e 2022, não houve a festividade.
Em 2023, já com a denominação de Troféu Ronda dos Festivais, a atividade voltou a ser realizada, desta feita em Sant’Ana do Livramento. Já em 2024, o jantar de confraternização e entrega dos troféus aos vencedores foi realizado novamente em Porto Alegre.
Leia mais: A solidariedade fez toda diferença na vida de Fagner Benites Paiva
A edição de 2025, está programada inicialmente para o mês de março, em data e local a serem definidos. Além dos certames promovidos no Rio Grande do Sul, foram inseridos no levantamento, cinco festivais realizados no estado de Santa Catarina, por se tratarem de mostras competitivas com características idênticas às que ocorrem no Rio Grande do Sul e por contarem com significativa participação de autores, músicos e intérpretes rio-grandenses.
Os vencedores de cada modalidade receberão um exemplar do Troféu Ronda dos Festivais, oferecido pelo blog Ronda dos Festivais e pelo idealizador do prêmio Jairo Reis. Serviram de referência para o presente levantamento de dados e de base para a definição dos agraciados, os resultados dos 47 (quarenta e sete) Festivais de Músicas Inéditas realizados no ano de 2024.