Alegretense internado na UTI da Santa Casa precisa com urgência de doadores de sangue

Familiares e amigos se mobilizam nas redes sociais.

A família de Vanderlei Gonçalves da Silva, de 65 anos, começou uma mobilização para conseguir doadores de sangue para ajudar o alegretense. Ele está internado na UTI da Santa Casa desde a última quarta-feira(16).

Segundo o filho, Diego, o número de plaquetas caiu muito e por esse motivo a necessidade de doações de sangue. A família apela para que os voluntários façam a doação de qualquer tipagem, pois é desta forma que são adquiridas as plaquetas.

As pessoas que puderem realizar as doações precisam identificar o nome de Vanderlei no Hemocentro de Alegrete, que abastece também, mais seis municípios da região, abrangendo São Francisco de Assis, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Itaqui, Quaraí.

A comunidade está convocada a fazer sua doação de segunda a sexta-feira das 7h 30min às 11h 30min. e das 14h às 16h, exceto quarta -feira, quando a equipe faz coleta  em outros municípios. Todas as tipagens podem ser doadas, pois isso, também, ajuda na reposição. O negativo, por exemplo, é universal, quem tem este tipo de sangue doa para todos, mas só recebe do O negativo.

Principais requisitos para a doação: estar bem alimentado, ter no mínimo 50 kg, idade de 18 a 61 anos se for primeira doação. A partir dos 16 anos, também pode doar, desde que acompanhado de um dos pais.Tatuagem impede de doar por um ano.
Recomendações básicas: estar bem de saúde e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e estar bem alimentado. O demais, a equipe de enfermagem verifica na triagem clínica.
Doe sangue e “dê vida”.

Flaviane Antolini Favero

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *