Alegretense, líder do associativismo gaúcho, morre aos 81 anos

Nas redes sociais, muitas homenagens ao empresário rural que foi considerado um líder visionário que lutou pela classe arrozeira.

Breno Prates - FLAVIO BURIN/divulgação
Breno Prates - FLAVIO BURIN/divulgação

Morreu nesta quinta-feira (29), aos 81 anos, o empresário rural Breno Prates, fundador e primeiro presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Natural de Alegrete, o produtor rural e empresário do setor de comércio e prestação de serviços agrícolas foi fundador, em 1985, da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, também foi um dos organizadores da primeira Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

O evento, que ocorreu em 19 de março 1988 na Granja Irmãos Temp, em Alegrete, foi o embrião para a formação em 1989, da Federarroz, entidade que Prates comandaria por dois mandatos.
Prates também atuou na comunicação, como produtor do programa Correio Rural, da Rádio Guaíba. Também trabalhou no Grupo Bandeirantes.

Atuou como presidente do Conselho Consultivo da Federarroz entre 2016 e 2019, na gestão do presidente Henrique Dornelles. Em nota, a Federarroz destacou que Prates “foi um líder visionário que lutou com muita determinação pelo reconhecimento da classe arrozeira, trabalhando em épocas difíceis no enfrentamento de questões importantes para o setor”.

Bagual da geada mergulha em barragem com temperatura negativa

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, lembra que Breno Prates sempre prezou pelo diálogo e foi um guerreiro em busca dos anseios da lavoura arrozeira. “A todo o momento se mostrou prestativo e disponível para conversar e aconselhar a minha diretoria”, enfatiza.


Prates também era conselheiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), onde sua filha Carla Prates é servidora. Em nota, a Diretoria Executiva do Irga, em nome de todos os funcionários e servidores da autarquia, afirma que “lamenta profundamente pelo falecimento e presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos de Breno Prates”.

Breno foi considerado um líder visionário que lutou com muita determinação pelo reconhecimento da classe arrozeira, trabalhando em épocas difíceis no enfrentamento de questões importantes para o setor.

Com informações Jornal do Comércio

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários