Alegretense muda os hábitos, emagrece e encontra na corrida um hobby

A alegretense Claudeth Modesto, 49 anos, não se preocupava muito com a alimentação. Em dezembro de 2018, pesava 91,5 kg. Foi então que decidiu mudar de vida.

Já não conseguia usar seus salto alto sem sentir o peso do corpo, encontrava dificuldades até para cumprir as rotinas diárias. Procurou ajuda de nutricionista e começou uma saga em busca do emagrecimento e uma vida saudável.

Em meio a festas de finais de ano, buscou determinação e foco na dieta balanceada. Determinada, seguiu o objetivo, com reeducação alimentar e caminhadas. Em pouco tempo já percebeu as mudanças. Em janeiro deste ano a filha mais nova foi a companheira nas caminhadas e insistiu que a mãe iniciasse a correr.

Foi então que aos poucos a corrida tornou-se um hobby na vida de Claudeth. Carregava um ditado próprio – vou a pé até Uruguaiana, mas não vou em Manoel Viana correndo. Por muita insistência da caçula e bem contrariada foi aos poucos descobrindo o prazer da corrida.

Além da ajuda no emagrecimento, acabou se apaixonando pela modalidade. Em maio, já havia perdido 20 quilos, e recebeu um convite do irmão que trabalha numa academia para correr uma rústica na cidade.

No dia 9 de junho ela resolver encarar o desafio na quarta etapa do circuito alegretense de corridas de rua do SESC. Sem experiência em corridas de rua e bastante receosa, Claudeth se deu bem na competição. Entre 70 atletas no geral da prova ela foi a vice-campeã na categoria 44 ao 49 anos.

Com a mudança de hábitos e a saúde física beneficiada, a alegretense mostrou que é possível, basta querer. Além do orgulho em conseguir cumprir suas metas e servir de exemplo para as filhas, ela promete não parar por aí.

Como uma boa corredora já pensa em se aventurar numa meia maratona.

Júlio Cesar Santos                         Fotos: Arquivo Pessoal