Encerrou no último domingo de março, em Curitiba, a etapa regional Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação. Mais de 400 atletas dos estados do Sul, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo competiram por medalhas e buscaram índices para as etapas nacionais, que serão realizadas no segundo semestre. As provas na capital paranaense foram disputadas nas instalações esportivas da Universidade Positivo.
O alegretense Alexandre Rosa disputou duas provas no Circuito. Nos cinco mil metros, o atleta foi prejudicado com a mudança de categoria. Da B2, disputou com atletas da B1. Em 22′, Alexandre cruzou a barreira dos 5km. As provas oficiais do Circuito exigem que os corredores usem um óculos, vedando completamente os olhos. Esse quesito prejudicou visivelmente Alexandre que não conseguiu melhor desempenho na prova.
Nos 1500 metros, o alegretense correu contra nove adversários. Prova muito forte, “atletas de grandes clubes e de experiência internacional”, comentou. Em cinco minutos e 42 segundos, cruzou em 5º lugar. “ Muito feliz, disputei a prova com outros nove atletas de ponta, de gabarito” comemorou Alexandre.
Para o alegretense, foi muito bom, gratificante e emocionante a participação na etapa Rio-Sul, “Convivi com muitos atletas ótimos, pessoas humildes, capazes e determinadas, o evento só reforçou minha idéia e vontade de ser um atleta” comemorou o corredor. “Agradeço todas as pessoas que estiveram e sempre estão comigo desde o início até hoje. Para mim, o evento foi de grande aprendizado, uma experiência que levarei pra todas as competições a partir de agora”, agradeceu, emocionado.
O atleta não trouxe medalha, porém, diz ter voltado com mais vontade, gana, determinação e uma ânsia de vitória maior ainda. De volta e já em fase de treinos, Alexandre cumpre planilha do treinador Eduardo Peres Junior, e faz um reforço com o professor e atleta Rodrigo Azevedo, “quero melhorar e evoluir pra disputar as próximas competições”, finaliza.
A Etapa Rio-Sul foi a segunda regional do ano. A primeira foi realizada em Recife (PE), em fevereiro, com atletas das regiões Norte e Nordeste. Ainda haverá as fases regionais de São Paulo, de 16 a 17 de maio, na capital paulista, e Centro-Leste, de 29 a 31 de maio, em Uberlândia.
No segundo semestre, ocorrem as três nacionais, todas marcadas em São Paulo. A primeira em 4 e 5 de julho, a segunda de 11 a 13 de setembro e, a terceira, de 6 a 8 de novembro. As etapas regionais servem de classificatórias para as nacionais.
A atleta guia de Alexandre foi Mary Medeiros, atleta da Sogipa. O atleta agradece imensamente a atenção e compreensão da corredora e, ao lado de sua esposa, agradece todos patrocinadores e apoiadores nesta jornada.
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo e de natação. O objetivo é desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte adaptado no país.