Alonso Medeiros, trabalho e persistência do melhor técnico do futsal gaúcho

Indicado a melhor técnico da Série Prata 2024, o alegretense Alonso Medeiros coroa uma trajetória de sucesso como treinador. Aos 30 anos, o filho do casal Marília Medeiros e Ronaldo Medeiros já ostenta muitas conquistas.

Ele iniciou a trajetória no Real Futsal, onde no ano de 2019 trabalhou com a preparação física. Foi um ano de aprendizado, marcando o início da sua trajetória no futsal. No ano de 2020, recebeu um convite do professor Eliseo Leal, para integrar o grupo de professores da escolinha. Iniciava uma parceria de sucesso. Trabalharam juntos na Liga Gaúcha Sub-20, e conquistaram o 3º lugar estadual.

Leia mais:Menino Márcio foi vítima de macabro sofrimento, revelaram testemunhas do caso

Já em 2021, Alonso retornou ao Real também para trabalhar como preparador físico e auxiliar técnico, onde disputou a Série Prata, em paralelo trabalhou com a escolinha do Eliseo’s futsal.
No ano de 2022, mais um convite do amigo Eliseo, para participar de um projeto Sub-20 em Restinga Sêca.

Na Antônio Meneghetti faculdade, AMF, o grupo foi montado com diversos atletas alegretenses e outros atletas de grandes equipes do estado. “Trabalhei também como auxiliar técnico e preparação física. Onde este ano caímos nas quartas de final do campeonato gaúcho. Jogamos o campeonato brasileiro de universidades, nos tornando uma das 4 melhores equipes do país”, comenta o profissional.
No ano passado, participou somente da AMF, com o projeto dos jogos universitários, e neste ano, participou no começo do ano do projeto da AMF, e logo recebeu o convite do presidente Luciano, de Manoel Viana para assumir a equipe vianense no estadual. Alonso já passou pela Eliseos Futsal; AMF, Real Alegrete e atualmente AVF Manoel Viana. Possui cursos com os conceituados técnicos Mauro Sandri, Fabiano Juruna, na Magnus Academy, com João Romano, Harrison Muzzy e possui Formação e Captação de atletas Grêmio.

Confira a entrevista que ele concedeu ao PAT:

Portal: Qual o segredo para conseguir o acesso a Série Ouro de Futsal, num trabalho de menos de um ano ?
Acho que não existe segredo, a gente sabe que o futsal e todos outros esportes o que tu precisa ter é resultado, foram 7,8 meses de trabalho, mas quando digo trabalho a gente realmente trabalhou, buscou conhecimento, entendeu o que era estar jogando uma série prata, chegar na final foi merecimento do grupo inteiro, estávamos no caminho certo, faltava pouca coisa para chegarmos onde chegamos.

Portal: Como profissional o que significa esse vice-campeonato estadual com a AVF ?

Eu acredito que nada é mais gratificante do que estar em uma final de campeonato, um estadual, um campeonato muito difícil no ano de 2024, mas que tivemos sabedoria, nos entregamos por completo para que o sonho de subirmos para ouro fosse real, perder a final foi doída, perdemos o jogo em casa e fora, mas com a sabedoria de que poderíamos sim ter vencido a equipe adversária, mérito é deles e a nossa reconstrução com a derrota será feita. Fomos gigantes por temos chegado tão longe e levado o nome da AVF e Manoel Viana até a final estadual.

Portal: Na tua visão o que falta para Alegrete retornar com força no cenário gaúcho de futsal ?

Cara, eu acredito que o primeiro ponto é ter a estruturação de um projeto, pessoas que estejam prontas para as funções dentro de um clube. Lá em Manoel Viana as pessoas as quais conheci e trabalhei durante este ano, são pessoas fantásticas, se doam pelo clube e fazem de tudo belo bem estar do atleta e comissão. Tal estruturação essa que me fez aceitar o convite do presidente Luciano e encarar o projeto frente a uma equipe tão nova na competição.

Portal: Durante esta temporada qual o momento mais difícil que tu pode descrever ?
Por incrível que pareça a 4ª rodada foi um ponto chave na competição, onde tínhamos 2 vitórias e duas derrotas dentro do campeonato, me fez repensar inúmeras coisas e uma delas era de se eu estaria no caminho correto, acabei conversando comigo mesmo e vendo que eu deveria continuar para que o devido resultado chegasse. A partir disso tivemos 3 jogos fora de casa e o mais importante foi em Rio Grande contra a equipe da URF onde empatamos por 3×3 com nosso goleiro linha. Lá foi a personificação de que o nosso caminha estava trilhado, porém não poderíamos desistir.

Portal: Tu foste indicado como melhor técnico da Série Prata. Como tu avalias essa justa conquista e o que muda daqui para frente ?
Cara,
uma conquista pessoal gratificante, mas ela só se tornou possível pelo grupo que temos. Uma equipe maravilhosa, obediente, que sabe fazer tudo que a gente pede. Digo a gente, pois este título de melhor técnico não é só meu, é da comissão, é do preparador físico Carlinhos, do professor Fábio que está sempre conosco e observa fora da quadra, do Renan Irizaga meu auxiliar. Essa conquista é nossa.
Devemos trabalhar com os pés no chão e que 2025 seja melhor que 2024.

Portal: Em 2025, quais são os planos. Segue na AVF ? Já surgiu algumas propostas ?
Já tivemos algumas conversas sim, quero poder seguir no projeto, já recebi algumas sondagens, mas de momento quero aproveitar o descanso e poder curtir com minha família.

Portal: Tu se mostrou um treinador técnico, extremamente tranquilo na quadra, num futsal eletrizante como o de hoje. De onde vem essa calma para controlar as ações dos atletas ?

Cara eu fui muito bem criado por meus pais, meus avós, essa calmaria toda vem deles, eu aprendi que nada se resolve com gritaria, tento o máximo possível controlar o emocional e demonstrar aos atletas que este emocional deve estar inabalável dentro de uma partida. Foi assim em Jaguarão onde perdíamos a partida e soubemos reduzir o placar para 6×5.

Fotos: reprodução

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários