Professores e alunos do 9º ano da EMEB Dr Antônio Saint Pastous de Freitas vêm desenvolvendo um projeto de conscientização e prevenção referente à violência doméstica.
Leia mais: Brechó da Liga: doações transformadas em suporte para quem enfrenta o câncer em Alegrete
O projeto da professora e orientadora, Luciara Beatriz Seefeldt de Césaro tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o que é violência doméstica, suas diferentes formas e o impacto na vida das vítimas, informando sobre os direitos das vítimas e as leis de proteção, como a Lei Maria da Penha. Houve capacitação dos alunos para identificar situações de violência e conhecer formas de intervenção e denúncia e, também, mobilizar a comunidade escolar e local na luta contra a violência doméstica, por meio de campanhas de conscientização.
EMEB Saint Pastous
A professora explica que os estudantes pesquisaram sobre o tema e realizaram uma enquete com mulheres na comunidade escolar. Foram realizadas oficinas de expressão artística, onde os alunos realizaram uma peça teatral e participaram de um concurso de desenho na escola. E ainda foram discutidos casos reais de violência doméstica e elaborado material informativo sobre os tipos de violência e onde procurar ajuda.
Leia mais: Polícia Civil prende acusado de estupro de vulnerável em Alegrete
Luciara diz que pelo trabalho foi observado que a violência doméstica é uma realidade presente em muitas famílias, e cabe a sociedade, incluindo a escola, contribuir para o combate a esse problema. O projeto busca conscientizar os alunos sobre a importância do respeito mútuo, da igualdade de gênero e da empatia. Com a pesquisa, da arte e da mobilização comunitária, os alunos são capacitados a reconhecer sinais de violência doméstica e a agir como agentes de mudança em suas famílias e comunidades. Espera-se que, ao final deste projeto, os alunos tenham uma visão clara sobre a gravidade da violência doméstica e compreendam a importância de denunciar casos e apoiar as vítimas.
Além disso, segundo a professora, houve a criação de campanhas e materiais informativos ampliando o impacto do projeto, promovendo uma cultura de paz, respeito e igualdade. O projeto não só atende a um aspecto educacional, mas também cumpre um papel social de extrema relevância, ajudando a quebrar o ciclo de violência e a criar um ambiente mais seguro e respeitoso para todos