Todas as sextas-feiras das 14h 30min às 16h, os alunos reúnem –se no pátio, ao ar livre, com as professoras Ângela Maria da Silva dos Santos, Pâmela Dorneles, Cláudia Letícia Lima, Lenir da Silva Vales, Leila Marchezan, Diretor Leandro Morais de Almeida e a coordenadora Niura Vaz Medeiros, munidos de um microfone ligado a uma caixa de som, para ler livros, gibis, textos, poesias de diversos autores, escutar a leitura dos colegas e/ ou professores. Depois eles apresentam ao grupo e a comunidade escolar os seus trabalhos na sala de aula e, posteriormente, ao grande grupo, demonstrando suas habilidades, criatividade, desejos e amor aos livros.
Leia mais: Na fila da UTI, o gesto que salvou uma vida e uniu duas famílias
Uma das ações do projeto é premiar, bimestralmente, os Super leitores, os alunos que mais leem livros no período de dois meses. No final de setembro os alunos do 1º, Karollyne Toledo Bonoto e e 2º Ataídes Almeida Antunes, anos da professora Ângela Santos, ganharam os certificados de Super leitores.
As professoras relatam que a aluna Karollyne se alfabetizou esse ano na proposta Pós Construtivista, escutando muitas histórias e escrevendo muitos textos diariamente. É apaixonada por livros e pela produção textual, lê os livros da escola, os da professora, os digitais e os emprestados pelos colegas. Nos meses de setembro e outubro, leu 157 livrinhos ( Impressos e digitais).
Leia mais: Escola estadual sob responsabilidade da Prefeitura é arrombada em Alegrete
Ataídes do 2º ano é um aluno apaixonado por livros, lê fluentemente e escreve muito bem, suas escritas são criativas, cheias de significado, encantamento e aventuras. Construiu de forma significativa o hábito de ler diariamente. Lê na sala de aula, no recreio, esperando o ônibus, em casa e sempre antes de dormir. Leu 144 livros e ganhou o certificado de super leitor.
Super leitores
A literatura é de fundamental importância para incentivar a formação do hábito de leitura, é um caminho que leva as crianças a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos, bem como o desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Leia mais: Brigada Militar ‘desmonta’ ponto de tráfico, apreende arsenal e drogas no bairro Promorar
Através da realização do projeto, é possível observar que os alunos estão construindo o hábito prazeroso de ler, leem fluentemente, demonstrando domínio dos textos apresentados, bem como desinibição e postura no momento de contar e ouvir as histórias e materiais informativos apresentados. O momento das apresentações é aguardado com muita expectativa e o ato de ler e ouvir histórias, poesias e produções, é visto como um verdadeiro show, um espetáculo.