Amoras registra aumento da violência doméstica na pandemia

AMORAS em tempo de isolamento social, registra o impacto da pandemia na violência doméstica

A Ong Amoras, é uma organização que foi criada para apoiar as meninas e mulheres vítimas de violência doméstica e todo tipo de violência e discriminação em razão de gênero.
Durante a pandemia da COVID-19, com as consequentes recomendações de isolamento social, vários fatores levaram ao agravamento da violência doméstica, entre elas: o próprio isolamento em um lar violento, que é uma das armas do agressor, maior ingestão de bebidas alcoólicas que acelera a eclosão de conflitos preexistentes, redução da possibilidade financeira das famílias, sendo que a maioria das mulheres que trabalham na informalidade (ambulantes, diaristas , por exemplo) perderam sua renda, agravando a dependência financeira, outro fator determinante para manutenção de relações abusivas.

 

A Ong Amoras continua trabalhando durante a pandemia, no combate à violência doméstica, fazendo acolhimentos através de canais virtuais como facebook, instagran e telefonemas efetuados pelas voluntárias às vítimas que concordam em receber este acolhimento. Voltamos a insistir que as denúncias das agredidas e da comunidade são muito importantes para que não tenhamos mulheres e meninas isoladas e sem apoio.

Os meios virtuais são grandes aliados nesta comunicação, porém situações de exposições indevidas e de cyberbullyng também surgiram durante a pandemia, com exposição de nomes de jovens nas redes sociais com a finalidade de agressão moral aos adolescentes. A ONG está à disposição das meninas vítimas de qualquer tipo de exposição, física ou moral indevida para apoiar e orientar. É importante deixar claro que é imprescindível que sejam feitas as denúncias nos órgão competentes, como Delegacia de Polícia ou Ministério Público para investigação dos fatos, apontar prováveis autores do fato criminoso, com conseqüente responsabilização dos mesmos nas esferas cíveis e criminais. Somente conseguiremos diminuir as conseqüências da epidemia chamada violência doméstica se formamos uma rede forte de apoio entre entidades públicas e organizações da sociedade civil.

Ong Amoras