APAE abre a Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual Múltipla

A APAE realizou, na tarde da última quarta-feira, a abertura da Semana Nacional de Pessoas com Deficiência Intelectual Múltipla, em ato ocorrido na quadra de esportes da instituição, na avenida Eurípedes Brasil Milano. O prefeito Márcio Amaral esteve presente, acompanhado da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles e da Secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti. Em sua manifestação, o prefeito referiu-se ao trabalho comunitário que a APAE desenvolve. “Felizes das pessoas que trabalham na APAE, pois mais recebem do que dão.A dimensão do amor que as crianças devolvem para todos nós, é algo notável”, afirmou.

Para o Presidente da APAE, Marcos Goulart, a semana é de reflexão e não de festa, no sentido de sensibilizar autoridades e entidades em favor da manutenção e apoio. Disse o dirigente da APAE que a instituição é uma casa de amor, porque eles retornam muito mais daquilo que a eles é oferecido.

O presidente da Câmara Municipal também se manifestou afirmando que o amor que se recebe das crianças não tem limite. E confessou que o Poder Legislativo tem olhado como muito carinho e toda a agilidade quando chegam os projetos destinando recursos para a instituição.

A parceria Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e APAE é fundamental para a existência desta entidade, apontou a secretária Marcia Dornelles. Na semana de comemorações, disse do quanto precisamos contribuir para a manutenção da instituição. Já a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, classificou a APAE como parceira e disse da consciência que todos têm das dificuldades que a APAE enfrenta, ressaltando a parceria com o município o que ameniza um pouco, ressaltou. Destacou o trabalho de carinho e amor realizado naquela casa de atendimento.

Após a exibição de um vídeo sobre o trabalho na APAE, houve uma visita às suas dependências em que foram mostradas as melhorias implantadas graças aos recursos recebidos. Chamou a atenção a sala de tecnologia assistida e a oficina de psicomotricidade em trabalho multidisciplinar.

Para o diretor Marcos, a APAE de Alegrete é referência na região e no Estado.

DPCom PMA