APAE Alegrete aborda o tema: Estereotipias no Autismo

Assuntos de extrema importância têm sido abordados semanalmente pela Diretoria e equipe de profissionais da APAE Alegrete. O papel desta Associação dentro da sociedade, é contribuir para o desenvolvimento dos seus usuários e assistidos e auxiliar aqueles que buscam informações claras e objetivas.

Na 35ª edição, um dos temas em destaque é “Estereotipias no Autismo”.
Veja:
Estereotipia é a manifestação repetitiva de um comportamento motor ou verbal de uma pessoa. Todos, apresentamos estereotipias em alguns momentos. Situações como roer unhas, mexer os pés, batucar com os dedos ou mexer no cabelo quando estamos ansiosos. Porém, nas pessoas autistas, a magnitude desse comportamento pode ser muito maior. É um aspecto tão notório que é considerado critério diagnóstico da condição.
As estereotipias mais conhecidas – e que, ao longo do tempo, tornaram-se “marca registrada” do autismo no imaginário coletivo – são o balanceio do tronco e o flapping (balançar as mãos). Mas, na verdade, estereotipias podem ser muito diferentes em sua apresentação. Algumas são tão sutis que não são reconhecidas nem pelas famílias (que as descrevem como manias ou tiques), nem por profissionais sem um conhecimento mais aprofundado…

Acompanhe na íntegra o Boletim Informativo.

 

E lembre-se:
Para que o natal aconteça, é preciso a colaboração de todos.
Participe do Natal Solidário da APAE Alegrete!
Contate com a equipe de Telemarketing e saiba como colaborar.
A sua colaboração transforma vidas e faz toda a diferença!
Diga sim quando a Apae ligar!
Contate com o número 9 8422 0658, fale com a Carlise ou Marlene e ajude a fazer a diferença.

Aline Menezes