A APAE de Alegrete vai desenvolver o projeto Cinoterapia em pareceria com o canil da Brigada Militar.
A interação entre o cão e o ser humano é a base do Projeto de Cinoterapia, que será desenvolvido pela APAE e a Brigada Militar. A abordagem terapêutica utiliza o cachorro como co-terapeuta no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com deficiência.
Esta semana, os policiais da Brigada Militar estiveram na APAE demonstrando o trabalho. Além dos profissionais da APAE, a Cinetorapia será conduzida pelos Soldado Luciano e Castria.
Esse atendimento diferenciado tem a participação de cães e ajuda a melhorar o comportamento a interação social e o lado emocional dos alunos.
Para a implantação deste projeto, a APAE Alegrete precisa de colaboração! quem quiser ajudar entre em contato com APAE pelo 3422 -1061.
TERAPIA COM ANIMAIS
A simples presença de um animal trás benefícios, tais como:
Gera sentido de responsabilidade. No caso das crianças, por vezes, a primeira responsabilidade que lhes pode ser atribuída é cuidar, alimentar, passear e escovar com se animal de estimação;
Reduz os problemas em casais;
Promove o relaxamento de tensões físicas, mentais e emocionais;
Aumenta as defesas do organismo;
Está provada que a presença e o contacto com animais, o aumentam a produção de endorfina no organismo, favorecendo o alívio das dores e melhorando o humor;
Comprovam a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca;
Melhora do sistema imunológico;
Melhora da capacidade motora e auto-estima;
Estimula a interação social;
Tem ação calmante e antidepressiva, o que resulta em alguns casos a redução de medicamento;
Objetivos do trabalho Terapia assistida por animais (TAA):
– Parte do princípio de que o amor e a amizade que surgem entre seres humanos e animais geram inúmeros benefícios;
– Geralmente o cão é um dos animais mais utilizados em Intervenções Assistidas por Animais. Pois é um estímulo multissensorial, que chama a atenção dos pacientes.
– É a prática com critérios específicos onde o animal é incluso como parte do tratamento, seu objetivo é promover a melhora social, emocional, física e cognitiva de pacientes.
– Composto de atividades aplicadas no contexto escolar, proporcionando o contato dos alunos com os cães com o objetivo de promover a aprendizagem, estimulando o desenvolvimento psicomotor e psicossocial do menor, tratando-lhes as perturbações de comportamento.
– A zoo terapia ou pet terapia pode servir como auxílio no tratamento de diversas patologias como síndromes genéticas, hiperatividade, depressão, mal de Alzheimer, lesão cerebral, entre outras.
– Deve ser sempre devidamente documentada e avaliada.
– É uma atividade de caráter lúdico, da qual podem advir resultados terapêuticos, recreativos e motivacionais.
– Contempla objetivos definidos, e as visitas são de conteúdo espontâneo;
. Entendendo assim melhorar o bem-estar, físico e mental, para que os alunos da Apae Alegrete possam se beneficiar dessa energia tão maravilhosa que estes animais transmitem.
Para este projeto se efetivar necessitamos de apoiadores!Colabore!Venha conhecer o trabalho, às terças feiras ,no turno de da tarde.