Após laudo técnico aparecer em rede social, Farroupilha reabre em dezembro

No último dia 6, foi realizada uma vistoria feita pela técnica em agropecuária Carla Valéria Mafaldo de Oliveira Brincker, acompanhada do Secretário de Agricultura Daniel Gindri, que apontou uma série de restrições e cuidados com o gramado.

O documento que seria apresentado em uma reunião entre prefeito e presidência da LAF, acabou vazando e foi parar nas redes sociais na quarta-feira.

A reportagem entrou imediatamente em contato com o Diretor do Estádio Farroupilha, Jeferson Rosa, que confirmou que Farroupilha vai sim sediar os jogos do Gauchão de Várzea e o Campeonato da Liga.

O conteúdo do laudo aponta que seriam necessário mais 70 dias de interdição do estádio para execução do cronograma previsto no laudo técnico.

A reportagem esteve no estádio ainda na tarde de quarta-feira, e testemunhou o cuidado e a plena recuperação dos pontos danificados, bem como a grama parelha nas demais áreas. O sistema de drenos foi desobstruído e nas últimas chuvas o gramado não encharcou. A grama está sendo cortada a cada semana.

Através de um contato telefônico, o Diretor de Esportes, Roger Severo, confirmou o vazamento das informações e disse que a prefeitura estava emitindo uma nota da reabertura do Farroupilha para o próximo dia 7 de dezembro.

Confira a nota na íntegra:

ESTÁDIO FARROUPILHA SERÁ REABERTO DIA 7 DE DEZEMBRO

A Secretaria de Agricultura e Pecuária informa que, conforme cronograma estabelecido após a realização do EFIPAN, continua realizando manutenção no gramado do Estádio Farroupilha. Segundo o secretário Daniel Gindri o gramado estará em condições de receber as competições e a reabertura do estádio será dia 7 de dezembro para os jogos da LAF e dia 15 para o Gauchão de Várzea, onde a equipe do Vila Nova representará o município. Em janeiro o Farroupilha volta a ser fechado para ser preparado para a realização do 40º EFIPAN.

No dia 14 de agosto deste ano a reportagem visitou o Estádio Municipal Farroupilha, encontrou um gramado danificado por conta da realização do 39º EFIPAN. O certame internacional num período de chuvas e tempo úmido acabou por danificar o campo.

Dias depois, a interdição por conta da prefeitura foi inevitável. Alguns pontos do gramado foram abertos para melhorias. Porém na última quarta-feira (13), novamente a reportagem voltou ao local. No período, um cronograma para recuperar o gramado foi executado e a estimativa dos 90 dias iniciais de interdição caiu por água abaixo.

A reportagem tentou contato com o Secretário de Agricultura Daniel Gindri, mas não obteve retorno até o momento desta postagem.

No próximo dia 15 de dezembro, Alegrete confirmou presença no Gauchão de Várzea, a equipe principal do Vila Nova representante legítimo, em preparação para a competição entrará com pedido de empréstimo do estádio para treinos.

O Presidente da LAF, Paulo Cunha, deve se reunir na próxima semana com o prefeito Márcio Amaral para oficializar a agenda de uso do estádio. O Farroupilha recentemente foi contemplado com uma indicação de emenda parlamentar do deputado Afonso Motta, na ordem de 1,9 milhão, para melhorias.

Júlio Cesar Santos