Usuários do Sistema Único de Saúde, reclamam do atendimento administrativo no Posto de Atendimento Médico Central de Alegrete – PAM.
Um usuário afirmou que ligou às 9 h, de quarta (01), para fazer o agendamento de uma consulta para um especialista, a atendente pediu para retornar depois das 10h, porém nesse horário o telefone só chamava.
No mesmo dia, os guichês 04 e 05 usados para agendamento de consultas e atualização dos cartões do SUS fecharam antes das 10 da manhã e só reabriram às 11h44minutos.
“Vim de longe para atualizar o cartão do SUS de minha esposa que é gestante. Vou ter que esperar. Fazer o quê? Podiam pelo menos avisar. Estou desde as nove e pouco aqui”, afirmou um senhor .
Outro questionamento feito à nossa reportagem é sobre a necessidade de dois servidores atenderem em um único guichê.
O Portal Alegrete Tudo entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde. Maria do Horto Salbego explicou que durante a manhã do dia(1), ocorreu uma reunião administrativa, e por este motivo houve a necessidade de fechar os dois guichês. Quanto ao atendimento por telefone, Maria informou que não é qualquer pessoa que pode fazer o agendamento, e sim apenas aqueles que tiverem um protocolo emitido pelo setor de regulação da ESF.
Quanto aos dois servidores atuarem um único guichê, justificou que é preciso para dar conta de todo serviço.