Os problemas com idosos não escolhem classe social. E por isso tem aumentado as denúncias no Conselho do Idoso que funciona em sala junto ao CRICA ENI Vaucher na Avenida Tiarajú.
Os casos mais comuns são de maus tratos. Também há um grande número de ocorrências onde familiares se apossam dos benefícios dos idosos, causando conflitos familiares por bens, heranças, entre outros.
Segundo o secretário do Conselho, houve um caso que um filho brigou por um quarto, não querendo ceder o espaço que seria mais apropriado a saúde do pai dentro da casa.
O presidente Luis Saldanha informa que primeiro comunicam, formalmente, à família para tentar o diálogo e a conciliação. Depois, se isso não for possível passam ao Ministério Público.
Os conselheiros fazem um trabalho voluntário e não dispõem de carro para fazer visitas e verificar,in loco, as situações denunciadas. Assistentes sociais da Prefeitura auxiliam nesta questão.
As denúncias são reservadas de sigilo para que o Conselho possa agir e ajudar de fato os idosos em vulnerabilidade, ou que passam por algum problema.