Muitos acreditaram ter visto um Objeto Voador Não Identificado
Um avião não tripulado assustou muitos moradores de Santa Maria durante a madrugada desta quinta-feira. O brilho e formato diferente da aeronave fez com que muitos acreditassem que se tratava de um Objeto Voador Não Identificado (Ovni). O objeto foi visto nos bairros Camobi, Cerrito e Tancredo Neves. Mas a aeronave tem, sim, nome e sobrenome. Trata-se de um Hermes 900, uma aeronave não tripulada que pertence à Base Aérea de Santa Maria (Basm).
Segundo o tenente-coronel aviador Ramiro Kirsch Pinheiro, entre os voos previstos para a noite de quarta-feira, o Hermes seria a única aeronave que poderia ter chamado a atenção da população devido ao formato e barulho reduzido do motor. Segundo o tenente-coronel, eles realizam treinamentos de rotina e sobrevoam a cidade desde o início desta semana.
Um VANT é uma aeronave não tripulada que opera com comunicação via satélite. A Basm possui os modelos RQ-450 Hermes e Hermes 900. O último, adquirido pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi usado para o monitoramento eletrônico das fronteiras durante a Copa do Mundo. O aparelho é operado pelo Esquadrão Hórus (1º/12º GAV), sediado em Santa Maria.
Os VANTS são equipados com câmeras e servem para monitoramento.
Fonte: Zero Hora