Os condutores de Alegrete se depararam na última semana com modificações na Operação Balada Segura. A Guarda Municipal passou a organizar a ação em variados horários, datas e locais, a fim de atingir diferentes perfis de condutores que ainda abusam da combinação álcool e direção.
Duas operações ocorreram durante o feriadão de Corpus Christi, a primeira a partir da 0h de sexta-feira (20), com mudança de local durante a noite e a segunda iniciando às 4h de domingo (22), terminando próximo das 7h. Ao total foram 70 abordagens, 13 autuações, oito por embriaguez ao volante e quatro veículos guinchados, dois deles abandonados em via pública ao serem abordados.
O secretário Luís Cláudio Maglioli explica que a mudança atende a uma reivindicação correta da comunidade. “A cidade vinha percebendo, nos últimos meses, a maior incidência de acidentes graves causados por jovens alcoolizados no início da manhã. A nossa atuação precisa se adaptar à realidade”, confirma.
A vice-prefeita Preta Mulazzani identifica uma pressão da sociedade por mais segurança no trânsito. “A Balada Segura criou uma marca forte em defesa da vida e as pessoas se apropriaram dela. Hoje recebemos cotidianamente solicitações por ainda mais freqüência nas operações, o que é positivo”, diz.
A Balada Segura faz parte das ações do Governo do Estado para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito com o objetivo de combater a violência no trânsito e reduzir pela metade o número de mortos até 2020. Já ultrapassou três mil abordagens em Alegrete desde a adesão do município em março de 2012, com mais de 300 autuações.