Batata, uma lenda viva de Alegrete

O alegretense Eurípides Rocha Correa, nasceu no subdistrito do Catimbau, interior do município de Alegrete.

DSCN9788

Por esse nome poucos conhecem, mas se falar no Batata, aquele homem de rua que cativou muitos alegretenses, muitos vão lembrar. Sua trajetória de vida merece um livro. Ele morou na rua até 1998. Vivia pelas ruas centrais, em fundos de pátio e debaixo de marquises das lojas comerciais. Pernoitava em casas abandonadas.

DSCN9787

Quando a noite chegava, o mendigo recolhia-se para a rua Vinte de Setembro, ali um terreno baldio com uma casa abandonada foi seu lar. De manhã cedo, voltava à rua dos Andradas, sempre dependendo que alguém lhe desse alimentação e vestuário. Recebia o carinho e a solidariedade de todos, um simples “bom dia Batata”, já lhe acariciava o ego.

DSCN9784

Sempre foi um cidadão bastante honesto e merecedor do carinho de todos que cruzavam seu caminho. Um belo dia a sorte surgiu na vida de Batata. Era final de 98, quando a senhora Eda Jardim (Ex primeira dama de Alegrete), na época secretaria de assistência social, teve a ideia de recolher Batata das ruas. Ele foi para um abrigo na Barão do Cerro Largo. Ano seguinte foi levado para pastoral da Vila Saint Pastous, dirigida pelo senhor Edinaldo.

DSCN9796

Em 2001, com a criação da Casa Lar do Idoso de Alegrete, por Ari Vargas Paim que, apoiado pelo então prefeito, José Rubens Pillar e a vice Leoni Fagundes Caldeira, o asilo foi inaugurado em 12 de maio, e lá estava o Batata um dos primeiros moradores da casa.

DSCN9798

O Portal Alegrete Tudo conversou com o diretor Ari Paim que contou detalhes do cotidiano do homem que teve a vida resgatada através da atenção de assistentes sociais.

DSCN9793

Seu Ari possui um carinho especial por Batata, “tenho muito respeito pelo querido Batata e todos na Casa Lar o respeitam muito, ele é meu conterrâneo do Catimbau, convivi minha infância lá”, revela o diretor.

DSCN9799

Hoje com 93 anos, Batata está lúcido, é um dos que menos toma remédio na Casa Lar do Idoso. Em dias de visita, Batata é o centro das atenções e atento as brincadeiras esconde um sorriso feliz diante das atividades que, semanalmente, os voluntários realizam no asilo.

DSCN9783

Eurípedes Rocha Correa, nasceu em 19 de janeiro, herdou o nome de seus pais, Gregoriano Correa e Zulmira Rocha. A figura lendária de Alegrete foi enredo de carnaval.  A Imperatriz Praça Nova exaltou sua vida em 2006. Era três horas da madrugada e o carro alegórico que levava Batata, entrou a avenida Eurípedes Brasil Milano levantando a platéia. Do alto do carro, Batata acenava para multidão que aplaudia a cena contagiante.

DSCN9785

Na casa lar, ele convive de forma pacífica e harmoniosa com mais idosos que cumprem uma rotina com atividades e seguem uma alimentação balanceada. Uma lição de vida para quem conhece o popular Batata. Das ruas a um abrigo, ele superou as dificuldades da vida e hoje vive amparado e com cuidados especiais que todo idoso merece receber.

DSCN9792

DSCN9790

Por: Júlio Cesar Santos