Bianca Casarotto: se a comunidade fizer sua parte o combate a pandemia vai ser mais fácil

Na manhã de domingo durante entrevista à Radio Nativa FM, a Secretária Bianca Casarotto falou sobre o caso suspeito de coronavírus, de um idoso de 68 anos, que está na UTI e também sobre às medidas adotadas e todo trabalho realizado pela rede de saúde do Município.

No início da conversa ela destacou a apreensão com relação ao vírus. Um dos fatores mais citados pela Secretária, foi a falta de conscientização dos alegretenses. Ela mais uma vez, enfatizou a importância de cumprir o Decreto Municipal e do isolamento social. A quarentena é algo que se faz necessário diante dos tempos nebulosos que possam surgir se o contágio do vírus não ter o mínimo controle.

Ainda segundo a Secretária, ela citou que a medida não é para um ou outro é para toda população, isso está acontecendo a nível mundial. Mas, até aquele momento, às pessoas não estavam colaborando muito com as medidas.

O cenário atual:

No momento, Alegrete registra um caso suspeito de um idoso de 68 anos, que residia sozinho e não teve condições de dar mais detalhes, durante a consulta no último sábado(21). Ele teve complicações e foi internado na UTI. Após passar por exame clínico, o médico solicitou a coleta de material para pesquisa de infecção por COVID-19.

Assim como, o monitoramento de pessoas que estavam em viagens, de outros municípios. Está acontecendo uma efetiva fiscalização dos profissionais da ESFs.

Além da fiscalização por parte do Procon, Brigada Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, tem um numero (55) 991589743 para denúncias. No sábado o trabalho foi muito intenso. Denúncias de batizado no Caverá, festas em bairros e de lojas abertas.Já o domingo(23), o cenário foi diferente. Foram poucas denúncias e nos locais não se caracterizou como aglomeração.

Com relação aos casos na cidade

“Não estamos em uma situação confortável, pois hoje,  estamos em um contaminação comunitária, ou seja, não tem como precisar o agente causador, o vírus está circulando. É preciso que a pessoas tenham a conscientização que é preciso manter o isolamento social de forma séria e correta, somente assim podemos não ter tantas situações mais graves em Alegrete como em outros locais.” comentou.

A Secretária se mostrou preocupada pelo fato de ter os dois primeiros casos de Covid-19 descartados, que a população se achou no direito de ir e vir como se não fossem necessários todos os cuidados que de forma efetiva vem sendo veiculado nas redes sociais e imprensa. “O nosso inimigo não escolhe classe social, não escolhe idade, já temos vários estudos de crianças e óbitos de jovens e idosos, principalmente em São Paulo. Todas as falas dos especialistas mencionam da importância do isolamento social e das etiquetas respiratórias, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações, a higienização das mãos, das vias aéreas. É desta forma que devemos proceder, não adianta chorar pelo leite derramado depois, se hoje é desconfortável ficar em casa, não é fácil, mas precisamos disso para proteger a nós e a nossa família. Só assim, vamos evitar chorar por um familiar” – explicou.

Fake News

Durante a entrevista outro detalhe  preocupante é em relação às notícias falsas que são rapidamente disseminadas. A Secretária Bianca reconheceu, que existe um trabalho muito intenso na linha de frente contra o vírus e de medidas urgentes que precisam ser tomadas. Ela acrescenta que as informações inverídicas, as famosas fake news, se tornam desgastantes diante do atual cenário. Pois além de toda a preocupação e o trabalho que é realizado e isso ocorre há mais de semanas, também, precisa administrar esse tipo de situação. A solicitação é para que as pessoas filtrem  tudo o que estão recebendo em grupos de whatsApp e, principalmente, verifiquem a fonte se é confiável antes de enviar para outros. Diariamente são incontáveis mensagens e ligações com casos inexistentes.

A passagem de estrangeiros pelo Município

Em um questionamento de uma ouvinte, a Secretária ponderou que não há nenhum impedimento, existe sim, uma preocupação, mas também é ilegal o fechamento de entradas e saídas da cidade. O que acontece é um monitoramento maior se ocorrer qualquer fato suspeito.

A preparação do Município quanto aos kits

Questionada pelo diretor e radialista da Rádio Nativa, Jucelino Medeiros, sobre o número de kits e se o Município está preparado para uma grande demanda, Bianca Casarotto, foi contundente em dizer que diante de todo o trabalho realizado, a cidade está trabalhando alinhada com a Santa Casa, 10ª CRS, Prefeitura, Secretaria de Saúde, Exército. Também falou da tenda montada na frente da Santa Casa, onde vai ocorrer a partir de hoje, a triagem. “Essa pandemia é muito dinâmica , a todo momento chegam informações novas, por esse motivo que Decretos e trabalhos são modificados. Estamos trabalhando dia e noite para que Alegrete seja referência no Estado e no Brasil com o controle e o menor número de infectados e óbitos pelo Covid-19.

Pedido de afastamento:

Para concluir a entrevista, Jucelino Medeiros, questionou sobre o pedido de afastamento de profissionais da área da saúde em Alegrete. Ele citou como exemplo Passo Fundo em que 70 médicos fizeram esta solicitação. Neste ponto, Secretária confirmou que houve a solicitação, principalmente na faixa etária que se enquadra na área de risco, mas deixou claro que os profissionais de saúde são uma classe diferenciada e a grande maioria não deixa de estar à frente da luta. Ela falou que o afastamento dos profissionais acima de 60 anos está relacionado ao Decreto Estadual e que isso atinge cerca de 15 a 20% do quadro no Município.

A entrevista foi durante o programa do radialista Giovane Morais.

Flaviane Antolini Favero