Bispo Ênio Bastos, um dos representantes da bancada evangélica na Câmara

O uruguaianense Ênio Roberto Oliveira Bastos, é um dos mais novos vereadores que vão compor a Câmara de Alegrete.

 

Ele chegou em Alegrete, no dia 1º de agosto de 2014. De lá para cá, Bispo Ênio como é chamado, assumiu a sede em Alegrete da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Já são seis anos de um trabalho evangélico no município. Dezenas de ações, eventos e atividades marcam sua atuação à frente da igreja. Casado com a pastora Lucimara Bastos, ele diz que está adaptado na cidade e conhece todos os bairros do município.

São quase 10 mil evangélicos na cidade, talvez uma explicação para a eleição de cinco vereadores eleitos terem ligação com o público religioso. A entrevista na redação do PAT, na tarde da última quinta-feira (19), seguiu os protocolos sanitários. Cumprindo o distanciamento controlado, o novo vereador eleito com 772 votos, falou da nova realidade que vai enfrentar a partir de janeiro de 2021.

A fotógrafa que renasceu num fatídico acidente vive seus dias para levar esperança às pessoas

Logo no início da conversa, ele deixa claro que se candidatou diante das dificuldades de ter um representante. A “voz”, da igreja em meio aos problemas da comunidade. Ele explica como exemplo, a dificuldade no início da pandemia. “Não tínhamos um representante da igreja, no meio político, agora teremos mais de quatro”, comenta o evangélico.

Joaquim, o homem trans que luta pelo respeito à opção sexual das pessoas, participa de campanha em Alegrete

Bispo Ênio Bastos, foi procurado pelo Partido Progressista e aceitou o convite para concorrer nas Eleições 2020. Confessa que tinha expectativa quanto a sua aceitação. O que se confirmou graças a um trabalho regado a muita união da equipe que visitou todos os centros evangélicos da cidade e a conversa com pessoas da comunidade.

Saúde Mental constata: a pandemia mexeu com o emocional de muitas pessoas

O 7º mais votado nas eleições para vereador em Alegrete, quer realizar projetos. Já adianta a busca pela construção de um centro de eventos no município. Entre as propostas que vão nortear sua legislatura está o trabalho para comunidade como um todo e defender a família. “Defender a família é mais que um dever. É uma missão”, assevera o bispo.

Já são mais de 30 anos atuando como pastor evangélico, 20 anos na superintendência da igreja. O técnico em administração é cidadão alegretense. Título este concedido entre 2017/2018 pelo vereador Cléo Trindade.

Aos 54 anos, Bispo Ênio relembra a palavra de Deus em Gênises, Capítulo 12, Versículo 3, onde diz: abençoarei os que te abençoarei.

Quando a empatia muda para melhor a vida das pessoas

Ele explica que o alegretense Oswaldo Aranha, deu o voto de minerva na ONU para Israel voltar a ser um estado, (abençoou Israel). Por isso ele acredita que Alegrete será abençoado por Deus. “Essa promessa bíblica vai se cumprir no nosso Alegrete”, finaliza o vereador, que irá formar a Bancada do PP, ao lado dos vereadores Fábio Perez “Bocão”, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson, João Monteiro e Pastor Itamar.

Júlio Cesar Santos