Bombeiros de Alegrete participam do maior treinamento veicular da América Latina

O 10° BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) participou, entre os dias 17 e 19 de novembro, da 6ª edição do Rescue Days Brasil, em Chapecó, Santa Catarina.

Bombeiros de Alegrete participam do maior treinamento veicular da América Latina
Bombeiros de Alegrete participam do maior treinamento veicular da América Latina

Considerado o maior evento de Salvamento Veicular da América Latina e o segundo maior do mundo, o treinamento envolveu 325 alunos e 40 instrutores do Brasil, além de dois instrutores da Alemanha.

“Privatização da CORSAN é uma incógnita no futuro”, alerta servidor da companhia

Alegrete foi representado pelos soldados Neto e Moura, já de Santana do Livramento, participaram os soldados De Lima e Giuliano.

As provas foram realizadas na semana do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito lembrado, neste domingo (21/11), pela ONU. O treinamento envolveu 13 cenários montados idênticos aos que ocorrem nas estradas brasileiras como: engavetamento de veículos, tombamento e capotamento de caminhões, salvamento em colisões de ônibus, veículos em aclives, colisões em muretas, entre outros.

Dados alarmantes de acidentes de trânsito

A motivação do evento é treinar as equipes para o resgate eficaz e ágil, sendo seguro para a vítima e também para os socorristas. Mas os dados são alarmantes quanto ao número de acidentes. Segundo o chefe do Estado-Maior Geral e presidente da Coordenadoria de Resgate Veicular do CBMSC, coronel Hilton de Souza Zeferino, a cada 20 minutos as equipes do CBMSC atendem um acidente de trânsito em Santa Catarina.

Já os dados da Organização Mundial da Saúde indicam que o Brasil é o 5º país com o maior número de óbitos por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década, além de 20 milhões de pessoas com sequelas em decorrência disso. A cada 13 minutos um brasileiro morre por acidentes de carro.

Categorias

As oficinas foram divididas em categorias leve e pesado, ou seja, de acordo com os tamanhos dos veículos utilizados nas instruções. Na categoria leve foram utilizados carros, já na outra foram ônibus e caminhões. Todos os cenários foram planejados de acordo com um estudo de referências de acidentes reais.

Evento destaque

O evento de 2021 é um dos maiores já realizados. Com origem na Alemanha, a atividade ocorreu pela segunda vez em Chapecó. Os organizadores destacaram que o espaço dedicado para as atividades e a organização do Corpo de Bombeiros Militar representam padrões a serem seguidos.

Simulado

Para encerrar o evento, o último dia foi marcado por um simulado de ocorrência, com múltiplas vítimas, em que foram colocados à prova todos os conhecimentos adquiridos. A ocorrência desse simulado foi embasada em casos reais.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários