Bravura: Policiais Militares salvam vida de jovem em Alegrete

Mais um resgate no Rio Ibirapuitã (Ponte Borges de Medeiros) evidencia a rápida ação dos policiais militares de Alegrete. Um jovem,  de 19 anos, foi retirado das águas gélidas e da forte correnteza pelos soldados Àquila e Marcos na madrugada desta terça-feira.

São, muitas vezes,  nas histórias do cotidiano que poucos presenciam e se reconhecem os heróis. A história contada nesta reportagem poderia ter um final que não se deseja replicar, mas ganhou novos rumos a partir do trabalho eficaz e preciso dos policiais militares.

Missão cumprida, sargento Soares!

A agilidade e a coragem de dois homens fardados que realizavam policiamento ostensivo nas ruas de Alegrete, salvou mais uma vida.

Os nomes dos soldados do 2° Esquadrão Marcos Oliveira e Maique Áquila jamais serão esquecidos por um jovem de 19 anos, morador da Vila Nova.

Ele foi resgatado nesta madrugada(29), depois de pular da Ponte Borges de Medeiros.

De acordo com soldado Àquila que também é salva-vidas, assim como o soldado Marcos, eles chegaram na Ponte poucos minutos depois do chamado através do 190.

“Quando chegamos na ponte visualizamos a vítima assegurada em uns galhos. Sabíamos que tínhamos que entrar rápido antes que ele se soltasse e a correnteza o levasse pois estava muito escuro e não iríamos mais conseguir achá-lo. No momento que estávamos nos preparando para entrar na água sem nenhum equipamento chegou apoio dos Bombeiros. Entramos na forte correnteza e conseguimos chegar na vítima, levamos uma corda e colete para vestir nele no intuito de retirá-lo da água. O retiramos dos galhos onde estava, engolindo muita água e puxamos para cima de uma pedra, aquele pilar caído da Ponte. Vestimos um colete salva-vidas nele e iríamos tirá-lo nadando e com auxílio de uma corda, porém, recebemos a informação que os Bombeiros já estavam colocando o bote na água ali pelo Porto dos Aguateiros. Então permanecemos conversando com a vítima e tentando nos manter aquecidos até a chegada do bote. Momento em que o jovem foi retirado com auxílio dos Bombeiros. Mais alguns minutos estaríamos os três entrando em estado de hipotermia devido ao frio. Graças a Deus que estávamos no lugar certo e na hora certa e tivemos êxito em retirá-lo com vida da água”- descreveu soldado Áquila.

Soldado Áquila, também, ressaltou que a água estava muito gelada e a correnteza muito forte. O jovem teve uma segunda chance, pois dificilmente iria sobreviver se a correnteza o levasse mais alguns metros, além da hipotermia.

Os cuidados com a saúde mental em tempos de reclusão e incertezas

Neste mês que um dos temas é a preservação da vida, esse resgate acrescenta o quanto é preciso estar atento a todos os sinais. A depressão ou ação por impulso são situações que não podem ser desprezadas quando a vítima comenta em fazer algo contra si.

Além dos soldados que entraram no Rio Ibirapuitã, também, participaram da ação os soldados Bica, Palhano, Matheus e o sargento Pujol. Nos Bombeiros, a equipe estava composta pelos soldados Lucas, Jonas e Quadros.

O jovem foi levado à UPA pelo Samu. Segundo relato do motofretista, Adão Felisberto, que ligou para a BM, por volta das 2h40min, ele passava pela Ponte Borges de Medeiros quando visualizou o jovem. Ele se aproximou para tentar conversar mas não houve tempo. “Acionei a Brigada Militar na hora e eles chegaram rápido”- disse.

Policiais militares

Soldado Marcos atua como salva-vidas há oito anos, destes, quatro anos em Cidreira e os outros quatro em Tramandaí.

Já soldado Àquila atuou um ano em Cidreira e nove em Torres, contabilizando 10 anos como salva-vidas.

Flaviane Antolini Favero