Bridge, o jogo que é o xadrez das cartas, chega para alunos do Polo da Conceição em Alegrete

Dentre as inúmeras habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes durante o período escolar, destacam-se a concentração, a memória, o raciocínio lógico e a capacidade de trabalho em equipe.

A própria BNCC aponta, para a alfabetização matemática, a competência de desenvolver o raciocínio lógico, para que os alunos possam compreender e atuar no mundo, enfrentando situações-problema em diversos contextos.

Nova tendência dos golpistas: ameaçar pessoas por telefone dizendo pertencerem à facção criminosa

Por meio do lúdico, o projeto visa desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de tomada de decisões, a concentração, a análise de situações-problema e a compreensão de probabilidades, utilizando como instrumento o jogo de Bridge, conhecido como o “Xadrez das Cartas”. O jogo foi reconhecido como esporte da mente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) desde 1995.

Jogo de Bridge no Polo da Conceição em Alegrete

Com esse objetivo, o professor Leandro Viegas, da EMEB Murilo Nunes de Oliveira, Polo da Conceição, está desenvolvendo, com as turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a prática do jogo de Bridge.

Segundo o professor de História, Geografia e Informática, uma vez por semana os alunos têm contato com o esporte e suas regras. À medida que se desenvolvem na prática do jogo, são introduzidos a conceitos mais complexos da modalidade. “Com o avanço nas técnicas do esporte, serão realizados torneios, onde os alunos poderão demonstrar seu domínio do jogo e se desafiar em um ambiente esportivo saudável”, afirma o professor.

“Meu filho foi muito humano, ele foi quem realmente é”, diz Luciane no Encontro com Patrícia Poeta

O que é Bridge?

Bridge é um jogo de cartas estratégico e complexo que desafia a mente dos jogadores, exigindo raciocínio lógico, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Suas raízes estão no jogo de whist, popular na Inglaterra do século XVIII. Com o tempo, evoluiu para sua forma moderna, conhecida como bridge de contrato. Popularizado nos Estados Unidos no início do século XX, o bridge tornou-se um dos jogos de cartas mais praticados no mundo. A Federação Mundial de Bridge (World Bridge Federation), fundada em 1958, reforça a popularidade e o prestígio do jogo em nível internacional.

Embora pouco divulgado no Brasil, o esporte tem atletas que se destacam no cenário sul-americano e mundial. Este projeto, inédito no estado e no país, além dos benefícios cognitivos, proporciona aos alunos do Polo da Conceição a prática de uma nova modalidade esportiva, que, com dedicação e desempenho, poderá levá-los a participar de competições fora da escola.

“É uma dor eterna”, diz mãe que perdeu o filho horas depois do seu nascimento

Como se joga Bridge?

O Bridge é jogado em duplas e dividido em dois momentos. No primeiro, ocorre um leilão onde os jogadores disputam e definem um contrato a ser cumprido pela dupla. Em seguida, acontece o carteado, no qual a dupla vencedora do leilão tenta cumprir o contrato, enquanto a dupla adversária joga na defesa, tentando impedir seu cumprimento.

O Bridge exige análise cuidadosa, previsão e comunicação eficaz entre os parceiros. Os jogadores avaliam não apenas suas próprias cartas, mas também a mão do parceiro e as cartas já jogadas, para tomar decisões e maximizar as chances de sucesso. Estratégias como controle de trunfos, contagem de pontos de honra e sinalização entre os parceiros são fundamentais para um jogo sólido e competitivo.

Além de ser intelectualmente estimulante, o bridge desempenha um papel importante na socialização e na construção de relacionamentos. É o segundo jogo com maior bibliografia publicada (depois do xadrez) e conta com jogadores e incentivadores famosos, como Bill Gates e Warren Buffett.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários