Burocracia tira dos produtores a gestão do fundo para conservação de estradas

Parte do valor do ITR, que retorna ao Município, será para manutenção das estradas do interior.

Manutenção de estradas no interior de Alegrete
Manutenção de estradas no interior de Alegrete

A presidente da Associação dos Arrozeiros, Fátima Marchezan, e uma comitiva de produtores vem há algum tempo tratando com o prefeito Márcio Amaral e seu Vice Jesse Trindade sobre apoio para criação de um Fundo Municipal para atender as demandas das estradas rurais, na proposta de parte do valor arrecadado com ITR para ser destinado à manutenção de estradas rurais do interior de Alegrete. A proposta é que, pelo menos, 25% do valor desse recurso que vai para a Prefeitura do Imposto Territorial Rural fosse para arrumar as estradas com a participação dos produtores.

Fraude no Posto Avançado do Detran Alegrete adulterou documentação de dezenas de veículos

Ela diz que essa ideia não foi para frente para criação desse Fundo, cuja gestão dos recursos seria de um Conselho Gestor e não pela Prefeitura, esclarece a produtora rural. Para isso diz que teriam que criar uma nova rubrica para atender esta demanda em específica.

Manutenção de estradas de Alegrete

– Foi uma proposta de campanha do atual Prefeito, destaca, e quando nós colocamos que gostaríamos de uma gestão compartilhadas dos recursos, visto que são os produtores que pagam o ITR, a ideia mudou e agora vai entrar em uma rubrica específica que a Prefeitura vai administrar como quiser, esclareceu a presidente da Associação dizendo que não vai haver a participação dos produtores, salienta.

“- É preciso implorar por atenção, sendo que nosso município é agrícola e o maior percentual do PIB vem da atividade primária e o que mais precisamos são estradas em condições parta escoar a produção e, infelizmente, não somos prioridade, desabafou um produtor que não quis se identificar.

O vereador Itamar Rodriguez, líder da Frente Parlamentar em Defesa do Agronegócio, defende a proposta com o objetivo de oportunizar a todo o interior ações de melhoria das vias para garantir melhores condições de tráfego . Ele diz que a criação do Fundo é importante às estradas rurais, que são os canais de escoamento da safra agropecuária de Alegrete . Assim como destaque ambiental, por serem os locais de acesso das populações que vivem nas áreas rurais do município que precisam de boas estradas para fazer serviços básicos como educação, saúde e lazer, assim como, o abastecimento da zonas urbanas .

O prefeito Márcio Amaral explica que iria criar o Fundo, mas em conversa com a Secretaria de Finanças souberam que a burocracia seria mais complicada. Então os mesmos recursos de 25% do ITR que seriam para o Fundo vão ficar em um rubrica especial na Secretaria de Infra que é responsável pela manutenção das estradas e vai usar para este fim. A ideia é, futuramente, passar esse trabalho para a Secretaria de Agricultura, disse Amaral.

Vera Soares Pedroso


Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários