Calor intenso e exportação contribuem para o aumento no preço do ovo

Quem costuma comprar ovos para usar em sua alimentação diária deve ter percebido aumento do preço desse produto. A baixa oferta de ovos no mercado, junto ao aumento da demanda, resultou em recorde de preços em diversas regiões do país. Em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação, as cotações dos ovos nunca estiveram tão altas.

Em pesquisa em mercados locais, gerentes informam que a busca por ovos sempre é alta, porque o produto é utilizado para fins alimentares como uma importante proteína vegetal e agora com aumento de preço não sabem como vai ser comportamento do consumidor. Hoje o ovo branco, o mais consumido, porque sempre é mais barato está em torno de 10 reais a dúzia e neste dia 18 esta previsto um aumento para 12 reais. Já ovo vermelho vai passar a 14 reais a dúzia.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)A explicação para essa disparada de preços está na lei da oferta e da procura. Com menos ovos disponíveis no mercado e um aumento na compra, os preços sobem naturalmente. A situação é agravada pela proximidade da Quaresma, período em que o consumo de ovos tradicionalmente aumenta, exercendo ainda mais pressão sobre a demanda.

Além disso, a subida de preço de outras proteínas também impacta diretamente no mercado. “Além do aumento da demanda e a diminuição da oferta, a alta ocorreu em virtude do aumento no preço das proteínas animais, principalmente carne bovina. Com isso, houve uma migração do consumo para os ovos”.

Restrição na oferta

  • O calor intenso afeta a produção de ovos, pois as aves são muito sensíveis a altas temperaturas. 
  • As exportações de ovos aumentaram, o que reduziu a oferta interna e pressionou os preços. 
  • A gripe aviária nos Estados Unidos levou ao abate de milhões de aves, reduzindo a oferta e fazendo os preços subirem. 

Impacto no preço

  • A baixa oferta de ovos no mercado interno e o aumento da demanda levaram as cotações dos ovos a atingirem o maior patamar diário da série histórica do Cepea. 
  • A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indica que o preço dos ovos de galinha subiu até 40% no atacado. 

Leia mais em: https://conexaosafra.com/economia/afinal-por-que-os-ovos-estao-tao-caros-e-quando-os-precos-vao-baixar/

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários