Câmara debate moradia, regularização fundiária e esporte

Foi abordado na reunião ainda sobre a regularização fundiária no bairro Nossa Senhora da Conceição

Câmara de Alegrete
Câmara de Alegrete

A quarta-feira  foi  de reunião de  duas frentes parlamentares na  Câmara Municipal de Alegrete. Pela manhã, reuniu-se a Frente Parlamentar da Moradia e Regularização Fundiária, com uma pauta   que priorizou a questão das ocupações em Alegrete, sendo feito amplo relato sobre a situação na cidade. Participaram da reunião  os vereadores Ênio Bastos,  Luciano Belmonte; Adão Roberto Rodrigues, da UAMA; Sandra Khulmann, representando o Conselho Municipal de Habitação e o Executivo;  Claudiomiro Rocha, liderança de bairro e integrante do CMH; Airton Alende, presidente da UABA.


O líder de bairro Adão Roberto   sugeriu que seja feito um levantamento com um gráfico, definindo o que é ocupação. O presidente da UABA, Airton Alende, focou no déficit  de moradias na cidade e  cobrou projeto efetivo.  O presidente da Frente Parlamentar, vereador Anilton Oliveira, disse que na próxima reunião, além, de um relatório  sobre o tema, também informações sobre  a organização fundiária no Município.


Foi abordado amplamente sobre a situação da ocupação do campo do Vasco, sendo lida  ata de audiência  realizada  pela Justiça. Informou  o líder comunitário Claudiomiro Rocha (Caca), que já foi feito o levantamento social  na ocupação e que  depende muito do Município para que os moradores permaneçam lá. Sandra Khulmann, do Conselho Municipal de Habitação, esclareceu  que o Município já esteve reunido com a CEF e o assunto está com a gerência regional.


 
 Secretária Angela na Reunião do Esporte
 
À noite,  foi a vez da Frente Parlamentar do Esporte realizar sua segunda reunião no plenário Gaspar Paines. Além da presença dos vereadores Anilton Oliveira, que presidiu, Enio Bastos, Jaime  Duarte ,  Glênio Bolsson, João Leivas e Fábio Perez Bocão, compareceu a secretária  de Educação, Cultura, Esporte e  Lazer, Angela Viero;  Marcelo Alves, diretor de Orçamento da SECEL;  o presidente da LAF, Paulo Cunha;  o presidente do Conselho Municipal  de Esporte e Lazer, Felipe Ribeiro;  ex-vereador Roger Severo, coordenador dos Jogos da Solidariedade. Temas como  a recriação da Secretaria de Esporte e Lazer, o ginásio de esportes para a  cidade, a praça da Juventude estiveram no centro do debate.

Assassino do engenheiro Guedes, em 2017, foi condenado a 31 anos de prisão


Sobre a volta da Secretaria de Esportes, a secretária Angela foi taxativa : antes de criar secretaria, vamos trabalhar mais. Que não vê solução criar a secretaria de esportes agora, completou. Em sua participação, o vereador Fábio Perez Bocão  destacou o bom trabalho que a secretária vem realizando em sua pasta. O vereador Ênio Bastos disparou que “se todos pensassem a cidade  sem partidos políticos,  Alegrete ganharia mais,  acrescentou. O vereador Glênio Bolsson pediu que a  secretária Angela  levasse o seu apelo ao prefeito Márcio e ao vice-prefeito Jesse  para que tivessem um olhar especial para o esporte e seus segmentos,  implantando uma política de esportes para a cidade.

“Não tem uma palavra, um adeus”, familiar de vítima da Covid descreve a dor de uma despedida a distância

O vereador João Leivas, em sua participação, definiu que  a administração municipal está atenta para as políticas públicas para o esporte. Festejou que é a primeira vez que  o Legislativo tem uma frente parlamentar  específica para o esporte e pregou a união de todos os segmentos esportivos.

Devido ao adiantado da hora, dois temas ficaram para a próxima reunião, na semana que vem, dia 3 de novembro, às 18h : a utilização do ginásio de esportes do IEEOA em parceria com a SEDUC e  transporte para entidades que têm de representar Alegrete  fora do município.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários